Muitos perguntam se a MAC atua como franquia e a resposta é: não. Em 2018 a rede consolidou o projeto M.A.C., em consonância com a crescente evolução do sistema de franquias no Brasil, com o objetivo de criar uma rede padronizada, de forma profissional e organizada, transferindo o know-how. Entretanto, a rede abriu uma unidade franqueada e parou seu processo de expansão por franquias. A rede atua apenas com lojas próprias.
Logo, a MAC não expande ou vende a marca a potenciais investidores do setor de franquias.
A história da MAC
A Make-Up Art Cosmetics nasceu em Toronto, Canadá. O artista maquiador e fotógrafo Frank Toskan e o proprietário de um salão de beleza Frank Angelo estavam frustrados com a inexistência de uma maquiagem que fotografasse bem e por isso decidiram criar os seus próprios produtos. No início, eles fabricavam os cosméticos em sua própria cozinha e os vendiam diretamente do salão para seus colegas maquiadores profissionais e para modelos e fotógrafos. Não demorou muito e estilistas e editores de moda entraram na roda. À medida que os créditos nas revistas se acumulavam e a popularidade boca-a-boca crescia, em março de 1984 a dupla lançou a M·A·C a partir de um quiosque dentro de uma loja de departamentos de Toronto.
A abordagem dos dois era a de ‘utilidade chique’, enquanto outras marcas importantes do setor na época produziam basicamente produtos para o cuidado da pele, a M·A·C optou por se estabelecer como a maior autoridade em cores. Artistas maquiadores profissionais pilotavam os quiosques, algo inédito no ramo.
Integrando as empresas Estée Lauder Companies desde 1994, os produtos M·A·C hoje são vendidos em mais de 90 países no mundo inteiro. A empresa continua comprometida com o desenvolvimento de novas categorias, produtos e mais de 50 coleções a cada ano, e tudo isso continua a atender, com igual sucesso, a demanda de consumidores e artistas maquiadores profissionais.