Fidelizar clientes e transformar a marca - qualquer marca - em algo amigável para o consumidor. Qualquer empresa no mundo, seja ela grande média ou pequena, busca com afinco essas duas coisas. E uma marca de cosméticos dos Estados Unidos, chamada Benefit, parece ter conseguido.
A ação parece simples, mas não é - envolve logística e uma grande equipe de colaboradores. Tudo começa com uma cabine telefônica nas ruas de Londres pintada de rosa. Uma pessoa passa despreocupada pela rua e o telefone toca - e aí vai do transeunte atender ou não a ligação.
Mas se ele atende....
O fundo da cabine telefônica - uma porta falsa - se abre e a pessoa é levada para um camarim, onde é maquiada e recebe todos os tipos de mimos para o que vem a seguir. E para descobrir, é melhor assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QEbZrJN9tC8
Franquias
A Benefit vai iniciar sua expansão por meio de franquias no Brasil. Os produtos da rede já estão presentes no país, mas dentro das lojas multimarcas e comercializados no site da rede Sephora. Essa será a primeira operação de franquias da marca – em outros países, as lojas são próprias ou abertas em sociedade com parceiros locais. A Benefit tem um total de 50 boutiques, sendo 25 nos Estados Unidos, e está presente também em lojas de departamentos e multimarcas. Segundo Rougeot, a expansão por franquias permite um controle melhor das lojas e da distribuição dos produtos. As unidades terão cerca de 70 metros quadrados. Além dos produtos – um mix de cerca de 200 itens com até 15 lançamentos por ano –, oferecerão também depilação e design de sobrancelha. O investimento inicial será de cerca de R$ 800 mil. As equipes das unidades receberão treinamento da matriz e deverão ser compostas por pelo menos um gerente, três maquiadores e três esteticistas.
:: Conheça mais franquias de cosméticos