A rede de franquias de cosméticos Contém 1G, há 23 anos no mercado, conta com 191 unidades, entre lojas e quiosques - a maior atração é o mix de maquiagem. A marca, há muito, foi adotada pelas adolescentes. Mas foi um processo natural, não fazia parte de nenhuma estratégia de nicho. ""Esse público se identificou com a marca"", conta Paula Jacomassi, gerente de marketing de varejo.
Esse ano, porém, a empresa reformulou o visual das lojas, que passaram a focar as mulheres na faixa dos 30 anos. ""As consumidoras da marca que acompanharam toda a trajetória da Contém 1G desejam agora produtos mais sofisticados e a intenção da empresa é atendê-las sempre"", explica Paula. É, as adolescentes crescem, mas ela garante: ""A empresa nunca se esquecerá do seu público teen"".
Na carona da forte tendência da experimentação no varejo, a empresa usa a interatividade e o lúdico no ponto-de-venda. Com a ajuda da vendedora, é possível experimentar fragrâncias, cosméticos e testar a linha de maquiagem.
Ciente de que os lançamentos são fundamentais não só para agradar os clientes, mas também para aumentar o faturamento das unidades franquedas, a empresa criou recentemente a área de Inteligência de Marketing, cuja função é detectar, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, que tipo de produtos são esperados pelo mercado consumidor e quais dos itens terão aceitação imediata.
"Antes do lançamento fazemos pesquisa com consumidoras, que testam o produto em casa, numa situação normal de uso"", revela Maria Rosa Meira, Gerente de Inteligência de Marketing. Se o produto atingir a marca de 80% de aprovação e intenção de compra, vai para a prateleira. E então, entra a última fase da análise. ""Um grupo de consumidoras, franqueados e equipe de vendas recebe o lançamento e responde a um questionário"", revela.
Franquia: elo entre a marca e a consumidora
Uma franquia Contém 1G, no formato loja requer investimento de 160 mil reais, já para o quiosque são necessários 80 mil - o retorno se dá, segundo cálculos da empresa, em 24 a 36 meses.
De olho no crescimento da rede - até 2009 devem ser 300 unidades - a empresa promove a Gestão Participativa, uma maneira de dar ao franqueado a oportunidade de, junto com o franqueador, participar das decisões que envolvem a marca. ""Os comitês de Marketing de Varejo, Melhores Práticas e Inteligência do Ponto-de-Venda têm como meta analisar, criar e implementar estratégias, além de sugerir soluções para situações e necessidades que vão desde ações rotineiras como táticas de marketing e implementação de sistemas operacionais do pdv"", comenta Paula.
Não fosse só isso, a franquia é o elo entre a marca e as consumidoras. ""São eles que trazem informações importantes do mercado e mostram quais as práticas bem-sucedidas nas lojas. Em contrapartida, os profissionais da franqueadora possuem know-how e conhecimentos específicos para auxiliar nas análises de viabilidade dos projetos. O importante é haver diálogo e boa vontade de todos em promover melhorias em toda rede"", completa a gerente.