O Boticário, uma das maiores franquias de perfumes e cosméticos do País, vai dobrar de tamanho em São Luís. A meta de um plano de expansão iniciado em dezembro do ano passado é chegar em 2008 com 16 lojas. Até agosto deste ano a franquia vai inaugurar mais três lojas na capital. Os investimentos estimados giram em torno de R$ 450 mil, só nas três unidades, de acordo com o diretor da rede no Nordeste, Oswaldo Moscon, que veio ao estado anunciar o plano de expansão. ""Nosso objetivo é transformar São Luís em uma praça muito bem atendida pelo O Boticário"", diz o executivo.
As inaugurações vão coincidir com datas comemorativas das mães, dos namorados e dos pais. A primeira das três unidades previstas para este ano vai ser aberta no próximo mês, no supermercado BomPreço, no bairro Renascença, área nobre da cidade. A segunda, em junho, no município vizinho a São Luís, São José de Ribamar, e a terceira em agosto, no bairro da Cohama. Em dezembro do ano passado O Boticário inaugurou uma loja no Shopping Jaracati, já com novo padrão.
A expansão da franquia em São Luís ganhou fôlego depois da mudança de comando, passando para as mãos das irmãs Glênia e Glícia Gentil, no semestre passado, quando foram adquiridas as oito unidades. Com as três novas unidades, somada à loja do Jaracati, O Boticário consolida a expansão de 50% da rede na capital maranhense em apenas oito meses. ""Agora estamos começando a imprimir uma velocidade maior à expansão da franquia em São Luís"", afirma Moscon, ao destacar a importância da mudança do comando local da franquia. Uma das políticas da rede ao firmar parcerias, segundo o executivo, requer que o franqueado resida no estado e esteja interligado ao mercado local.
As irmãs, natural de Natal (RN) e pertencentes a um grupo com 25 anos de parceria com O Boticário, atualmente moram em São Luís. A aquisição do direito da franquia em São Luís, além do planto de expansão, vai envolver investimentos no valor de R$ 5 milhões. Metade dos recursos foi financiada pelo Banco do Nordeste (BNB) e pelo Banco do Brasil - o restante é fruto de capital próprio, de acordo com Glícia Gentil, que avalia os resultados alcançados até o momento no Maranhão como uma experiência ""extremamente estimulante"". ""Estamos tendo uma resposta muito confiável do mercado de São Luís"", diz Glícia Gentil, ao destacar o desenvolvimento de outros setores - citando como exemplo o automotivo - que refletem no varejo da cidade.
No Maranhão existem atualmente 47 lojas, sendo 40% em São Luís. O estado é o quarto mercado da rede na região, perdendo apenas para Bahia, Pernambuco e Ceará. ""É um mercado muito importante para nós"", afirma Moscon. A expansão da rede em São Luís não segue o mesmo ritmo no Nordeste. Por vários anos não houve investimento. O executivo prefere não usar o termo ""acomodação"" para a falta de investimentos. ""Em São Luís tinham oportunidades que não foram aproveitadas"", explica Moscon. Além da expansão, as oito lojas antigas vão passar por amplo processo de reforma para se adequarem ao novo padrão de O Boticário, cujo conceito é proporcionar experiência mais agradável ao consumidor. (Franci Monteles - Gazeta Mercantil)