Franqueado precisa ter experiência anterior?

Pinta Mundi Tintas reformula todo o treinamento inicial de transferência de know-how aos franqueados, com capacitação online (teórica) e presencial (prática), e investe na educação continuada da rede

Franqueadora contratou a experiente consultora Márcia Pires, especializada em Educação Corporativa, para estruturar o treinamento em módulos, que contemplam todas as áreas necessárias para o franqueado iniciar a operação da franquia. Franqueados que já fazem parte da rede também recebem treinamentos do programa de Educação Continuada

 

Vindo da indústria automotiva, Marco Antônio Aníbal, franqueado da Pinta Mundi Tintas em Pirassununga (SP) nunca havia trabalhado no varejo

 

A transferência de know-how é um dos maiores diferenciais de uma franquia para um negócio independente. Quando o franqueado deseja fazer parte de uma rede, ele adquire um negócio testado, que já foi formatado e que operará a partir de um programa de aprendizado – os treinamentos iniciais e contínuos – que a franqueadora lhe oferecerá. “É por isso que o franqueado da Pinta Mundi Tintas não precisa entender do varejo de tintas. Ele receberá capacitação teórica e prática e conseguirá, desde o primeiro dia, operar sua loja, porque aprendeu conosco os detalhes do negócio”, explica Henry Safra, Executivo responsável pelas áreas de Implantação e Operações da Pinta Mundi Tintas.

 

A Pinta Mundi Tintas sempre ofereceu aos franqueados os treinamentos teórico e prático. “O principal deles era a vivência na loja, para que o franqueado acompanhasse o cotidiano da operação. Mas, sentimos que era preciso estruturar melhor a parte teórica, em módulos, de forma que o franqueado desenvolvesse a prática já conhecendo algum conteúdo prévio”, diz o Executivo.

 

Assim, a Pinta Mundi Tintas contratou a experiente consultora Márcia Pires, da ProFranquia & Negócios, que tem mais de 30 anos de experiência em Educação Corporativa, especialmente no sistema de franchising. “A primeira ação foi estruturarmos o programa de capacitação inicial em módulos teórico e prático. Depois, separamos o conteúdo inicial da capacitação continuada. Dessa forma, o novo franqueado consegue aprender passo a passo a rotina da operação”, elucida a consultora.

 

Como funcionam as capacitações na Pinta Mundi Tintas

A capacitação inicial do franqueado Pinta Mundi Tintas inicia-se com os módulos teóricos, que são feitos por EAD. “O Ensino à Distância é importante porque a necessidade do distanciamento social é uma realidade, desde o começo da pandemia. Além disso, como os franqueados da Pinta Mundi estão em todo o Brasil e as capacitações ocorrem em São Paulo, reduzir a permanência deles na capital paulista também gera uma economia de recursos”, comenta Pires.

 

 

Nessa etapa, o franqueado tem contato com a gestão da loja, ou seja, aprende sobre rotinas financeiras, compras, recursos humanos, marketing, sistema, dentre outros temas pertinentes à administração do negócio.

 

Para Safra, a estruturação desses módulos permitiu mais flexibilidade da própria equipe da Pinta Mundi Tintas. “Podemos nos revezar nos treinamentos, com consultores que entendem de cada área assumindo o tema de sua especialidade e, dessa forma, enriquecendo o conteúdo levado ao franqueado”.

 

Depois, vem a parte prática: durante cinco dias, os franqueados fazem uma imersão em uma loja Pinta Mundi Tintas. A marca chama esse passo de ‘Programa de Estágio Monitorado’, no qual existe uma experiência do que o franqueado viverá no seu dia a dia. “Como ele já tem uma bagagem prévia, pode fazer perguntas e anotações, esclarecendo suas dúvidas. É muito mais produtivo do que apresentar a ele a loja logo no início, sem que ele nada soubesse do negócio”, comenta Pires.

 

 

Cases

Após trabalhar por 24 anos como metalúrgico da Ford, Marco Antônio Aníbal, de 48 anos, aderiu ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) da indústria e mudou-se para Pirassununga (SP). Ele nunca havia empreendido e não tinha qualquer noção de varejo. “Além de apresentar números expressivos, a franqueadora mostrou muita confiança na transferência de know-how e isso me deixou tranquilo para investir na marca, porque eu não conhecia nada do ramo”, comenta.

 

Também veio de um ramo completamente diferente a família Seccato. André Mellega Seccato, de 33 anos, ao lado do pai, Roberto Seccato, 63 anos, e do irmão Ricardo Mellega Seccato, 34 anos inauguraram, no começo de 2021, uma Pinta Mundi Tintas na Vila Jaguara, na zona Norte de São Paulo (SP).

 

Eles sempre trabalharam com oficina mecânica, mas nunca investiram no varejo. Atraídos pelo setor de construção, decidiram investir numa marca que os ensinasse a trabalhar.  “Enquanto comprava as tintas, comecei a bater um papo com o dono e comentei que tinha pensado em entrar para o ramo, mas estava com receio. Ele me indicou muito a PINTA MUNDI TINTAS, falou super bem e contou que mesmo com a pandemia as vendas estavam acontecendo em um bom número e que ele recebia treinamento contínuo. Isso me deu uma segurança muito maior”, relata o franqueado.

 

 

Tanto o pai quanto os filhos receberam os treinamentos, afinal, todos os sócios são treinados pela franqueadora. “Pode acontecer, inclusive, de algum sócio ser capacitado em determinada área, que será a de sua maior atuação. Tudo dependerá da estratégia daquela unidade franqueada”, comenta Henry Safra, Executivo responsável pelas áreas de Implantação e Operações da Pinta Mundi Tintas.

 

Com as novas capacitações, a Pinta Mundi Tintas pretende que os franqueados iniciem a operação das lojas com muito mais segurança e profissionalismo.

 

Sobre a Pinta Mundi Tintas

A PINTA MUNDI TINTAS é uma rede varejista multimarcas de tintas e acessórios para pintura, com mais de 70 lojas. Possui parceria com indústrias de tintas como Sherwin-Williams, Suvinil e Coral, além de acessórios como Condor e Tigre.

 

 

A PINTA MUNDI TINTAS apresenta uma operação enxuta, de baixa complexidade, que permite ao franqueado trabalhar um ou dois colaboradores, em horário comercial. Por ser uma operação com tais características, permite ao franqueado ter flexibilidade de horários. A meta da rede é chegar a 80 lojas até o final de 2021.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Encontre a melhor franquia para você

-->