A Guia-se Negócios pela Internet conta com mais de 120 franquias espalhadas pelo Brasil e diversas unidades com mulheres à frente do negócio. São 25 mulheres franqueadas, além das que atuam em uma franquia junto com companheiros. Cada vez mais, elas optam por deixar seus trabalhos convencionais de lado para investir em um negócio próprio e conseguir conciliar a vida pessoal e profissional, ter mais tempo para a família e participar mais ativamente da criação dos filhos, das decisões em casa e até mesmo ter tempo para o relacionamento a dois.
É o caso da franqueada Laura Lima, da unidade Pinheiros, em São Paulo. A vontade de acompanhar o desenvolvimento dos filhos de perto falou mais alto e ela deixou o emprego de 13 anos em uma multinacional para ter uma franquia em casa. “A cada 15 dias eu estava em um lugar. Levantava da cama e não sabia para que lado era o banheiro e não queria mais isso, queria estar perto dos meus filhos”, lembra.
Mas engana-se quem pensa que com a franquia Laura trabalha menos do que no antigo emprego. “A diferença é que hoje consigo levar meus filhos para a escola, almoçar e, se eu não conseguir atingir minhas metas até às 18h, vou dar banho em quem eu tenho que dar, coloco para dormir e vou continuar trabalhando.”
Outras mulheres veem no empreendedorismo a chance de alcançar as metas que almejam em suas carreiras e como empresárias encontram o caminho para o sucesso. A franqueada Márcia Oliveira, da unidade Valinhos e Vinhedo, conta que em 2010 buscava uma oportunidade de negócio, quando conheceu a marca Guia-se. Ela havia deixado o cargo de gerente de informática em uma seguradora na capital paulista e mudou-se com o marido, que foi transferido para o interior. “Percebi que meus filhos estavam crescendo ‘terceirizados’, eles mal tinham contato comigo. Eu não tinha mais vida pessoal e isso me levou a partir para a ‘carreira solo’ em uma nova área.”
Para Márcia, investir nessa oportunidade de negócio foi uma aposta que deu certo. “Eu não era uma pessoa de vendas e não tinha conhecimento na área de marketing, era mais técnica e isso me ajudou, mas não foi fundamental. O mais importante foi fazer todo o treinamento e entender o negócio. O treinamento é o que dá embasamento para iniciar o negócio e sair para operar”, comenta. Márcia percebeu o aquecimento do mercado digital e o marido Daniel Oliveira acabou deixando o emprego para unir-se à esposa também no trabalho. Os dois optaram por abrir uma unidade física para atender aos clientes e deu tão certo que, em 2014, eles ganharam uma viagem para Fortaleza por conta do ótimo desempenho na rede. No ano passado, a unidade ficou entre as TOP 10.
Guia-se
A Guia-se está no mercado de marketing digital desde 1997 e recebeu nos últimos três anos o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising. A microfranquia oferece diversos produtos e serviços, tais como: consultoria de marketing digital, criação de site, desenvolvimento de loja virtual, links patrocinados no Google e no Facebook, sites para imobiliárias, sites de Delivery, SEO - otimização de site, e-mail marketing, mídias sociais, hospedagem de site e e-mails e o Guia-se Sites Expressos. Para 2016, a meta da Guia-se é chegar a 170 unidades.
Márcia Oliveira, franqueada Guia-se