Com investimentos viáveis, as franquias têm sido bastante requisitadas pelos novos empreendedores. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a expectativa de crescimento do setor em 2015 é de 5,5% a 7%. Já o número de unidades deve crescer ainda mais, entre 7,5% e 8,5%.
Ao escolher se tornar um empreendedor, no entanto, muitas pessoas se percebem diante de uma grande dúvida: decidir em que investir. O mercado apresenta propostas de negócios em diversos setores, mas para ter sucesso no investimento é preciso estar atento para fazer uma boa escolha e achar um modelo de franquia que se adeque às capacitações do empresário.
Segundo Bruno Marzullo, sócio e diretor de tecnologia da Imprimix, rede de gráficas com sede no Rio de Janeiro e especializada na produção e personalização de etiquetas e impressos, as franquias são boas opções para quem deseja iniciar seu negócio porque possuem um plano de negócio já testado e uma marca estabelecida. “Para quem ainda irá adquirir experiências como empreendedor a melhor escolha é abrir uma franquia, pois o novo gestor terá todo um apoio técnico, desde a administração e gestão da empresa até a escolha e organização do espaço. Além disso, receberá treinamentos específicos”, comenta Marzullo.
A Imprimix, por exemplo, possui um investimento inicial de R$ 80 mil com taxa de franquia já inclusa. A rede já possui cerca de 38 lojas espalhadas em todo país e traz um retorno de R$ 45 mil mensais para seus franqueados.
Para Bruno Marzullo, a rapidez na produção dos seus serviços é um grande diferencial da rede. “Em apenas alguns minutos, os produtos são personalizados de acordo com a necessidade do cliente”, conta o executivo.
Em 2015, a rede iniciou uma parceria com o site de concorrência criativa WeDoLogos, especializado em criar artes, designs e layouts. “Com essa parceira, a Imprimix oferece ainda mais um serviço ao seu cliente. Muitas pessoas querem personalizar seu produto, mas não tem a arte pronta. Ao utilizarem o serviço, o cliente recebe mais de 300 opções de arte. Solucionamos o problema de criação com conforto e comodidade”, acrescenta Marzullo.