Após uma crise se desencadear a partir da pandemia do Covid-19, aos poucos, a economia vem se recuperando. Muitas pessoas que perderam seus empregos, por exemplo, precisaram empreender e, para aqueles que puderam investir em algum negócio, as franquias foram uma solução mais ágil e segura. Segundo relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes de franquia seguem em recuperação, com um crescimento de 8,8% no faturamento neste ano em relação ao ano passado. O acumulado de 12 meses registrou um crescimento ainda maior, de 13,9%, atingindo um patamar pré-pandemia. Dessa forma, o setor apresentou seu quarto semestre seguido em alta.
O setor conseguiu manter o crescimento apesar da inflação e juros em alta, devido à retomada das atividades presenciais, o que favoreceu principalmente a área de serviços. Não à toa, o segmento de Casa e Construção foi um dos destaques com 9,3% de crescimento, sendo o terceiro maior dos 12 segmentos analisados. O ramo imobiliário está sempre em crescimento e a pandemia fez muitas pessoas olharem com mais atenção para suas casas, o que é mais um motivo para as atividades ficarem aquecidas.
Para quem deseja empreender no ramo imobiliário, as franquias imobiliárias são uma ótima aposta, pois oferecem toda a estrutura e treinamento necessários, além da credibilidade de uma marca já conhecida e expectativa de retorno rápido. A plataforma imobiliária HomeHub, que faz parte do grupo Judice & Araujo, por exemplo, traz uma proposta de investimento bem interessante. Trata-se de uma imobiliária “figital”, ou seja, que une o físico ao digital. Dentro dessa dinâmica de trabalho, ela oferece dois modelos de franquia que atendem diferentes perfis empreendedores.
Para quem deseja montar um escritório, a HomeHub oferece a franquia Office, que possibilita a construção de um negócio próprio e pode ser iniciada com uma equipe mais enxuta. Ela inclui a montagem de um espaço físico com todo o suporte da empresa em um escritório moderno, acolhedor e com design contemporâneo. A previsão de retorno do investimento é de até 18 meses.
Já para aqueles que querem começar com uma estrutura mais simples, existe o modelo Home Broker. Essa opção exige um investimento inicial menor, onde o franqueado trabalha de casa e faz os próprios horários. Mesmo seguindo a dinâmica de home office, o franqueado recebe toda a capacitação e suporte da franqueadora. É o modelo ideal para quem busca alto potencial e lucratividade sem abrir mão da flexibilidade e autonomia.
A empreendedora Sônia Pirá investiu em uma franquia HomeHub com foco nos bairros de Botafogo e Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro/RJ. Segundo ela, a opção pela modalidade Home Broker se deu pelo fato dela desejar trabalhar de casa tendo mais comodidade e poucos custos. “A criação da HomeHub veio, para mim, como uma forma de empreender neste ramo com muita segurança, um custo possível e a certeza de que estaria apoiada com a experiência, treinamentos, suporte, segurança jurídica de uma empresa como a Judice & Araujo Imobiliária. Fui muito acolhida pelos franqueadores e como sempre trabalhei de forma autônoma, escolhi a modalidade de Home Broker para trabalhar de casa com custos enxutos, mantendo a qualidade”, relata.
Esse modelo de negócio também atende àqueles que buscam montar um negócio familiar. É o caso do empresário Marcio Albuquerque, que adquiriu uma franquia com foco nos bairros do Arpoador e Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro/RJ, junto com sua esposa. “Nós contamos diariamente com pessoas preparadas e competentes, disponíveis para impulsionar e tracionar nosso negócio. Até o momento, tudo isso foi capaz de nos proporcionar em 40 dias de operação cerca de três vezes o investimento inicial na franquia, por meio de uma venda de um imóvel em parceria com a Judice & Araujo Leblon. Estamos ansiosos e confiantes por muito mais”, afirma.
O desempenho das franquias tem sido satisfatório e o retorno dos franqueados segue o mesmo caminho. Não à toa, a HomeHub alcançou um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 205 milhões no primeiro trimestre do ano, 72,27% acima do valor registrado no mesmo período de 2021. Rodolfo Judice Araujo, CEO da HomeHub, aponta a expansão do número de franquias e a melhoria da eficiência das operações como causa do sucesso da rede. “Empreender é um movimento difícil e por vezes arriscado. No entanto, uma vez que haja o investimento e a preparação adequada, o sucesso é o caminho natural. As franquias oferecem toda a estrutura e treinamentos necessários, cabe ao empreendedor escolher a franquia que melhor se adequa ao seu perfil e partir para a execução”, explicou o empresário.
CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ
Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: gurus do franchising