Início / Notícias / Casa e Construção / Prêmio Kaizen Lean

Prêmio Kaizen Lean

Embraco, WEG e Whirlpool são as empresas vencedoras da 2a edição realizada no país. Casa do Construtor levou Prêmio Especial 

Prêmio Kaizen Lean
Sua Franquia Publicado em 11 de Outubro de 2017 às, 12h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Prêmio Kaizen Lean: Embraco, WEG e Whirlpool são as empresas vencedoras da 2a edição realizada no país. Casa do Construtor levou Prêmio Especial 


Reconhecer o empenho das organizações na busca pela excelência e incentivar a adoção de práticas cada vez mais alinhadas à eficácia na gestão são os objetivos do Prêmio Kaizen Lean, que acaba de premiar os vencedores da 2a edição realizada no país.

Embraco, WEG e Whirlpool foram as vencedoras nas categorias Excelência na Qualidade, Excelência no Sistema de Melhoria Contínua e Excelência na Produtividade, respectivamente. A premiação contemplou ainda dois outros escolhidos: a Casa do Construtor, como Prêmio Especial – Excelência na aplicação da Metodologia Kaizen em novos setores; e Pablo García, presidente do Grupo Antolin para o Mercosul, como Embaixador Kaizen.

Ao todo,45 grandes empresas inscreveram 60 projetos, o que demonstra a adesão das organizações à metodologia Kaizen Lean como solução efetiva para diferentes áreas e os mais variados setores, seja da indústria, serviço ou comércio. "A cada edição, temos tido mais projetos e, cada vez, eles têm maior visão de longo prazo, o que nos desafia muito na hora de avaliar e selecionar os finalistas e vencedores em cada categoria", destaca Ruy Cortez de Oliveira, CEO do Kaizen Institute Brasil.

As Três Categorias e Seus Finalistas

Categoria -“Excelência no Sistema de Melhoria Contínua”

Finalistas: WEG, Zen S/A e Sonae Sierra

Vencedor: WEG

Categoria -“Excelência na Qualidade”

Finalistas: Embraco, Telefônica e Docol

Vencedor: Embraco

Categoria - “Excelência em Produtividade"

Finalistas: Whirlpool, Plastipak e NEC

Vencedor: Whirlpool

O Prêmio KaizenLeantambém acontece em outros países (Espanha, Portugal, Romênia, Holanda, Alemanha, Polônia, Itália, Nova Zelândia, Peru, USA e Canadá) e, os vencedores dessas três categorias, seguem para concorrência de premiação mundial, que acontece no Japão, no começo de 2018.

Parceiros e Apoiadores

Para essa segunda edição, o Prêmio Kaizen Lean contou com parcerias como: o Instituto Mauá de Tecnologia, a Faculdade de Administração de Empresas da ESPM, a Fundação Vanzolini e o Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.

"O Kaizen é uma filosofia que promove um esforço para sermos melhor a cada dia, por meio da consistência e da incorporação de princípios e valores alinhados com qualidade e valor. O Instituto Mauá e eu nos pautamos também nesses atributos."

Antônio Cabral, coordenador e professor de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia.

"O conceito de melhoria contínua é um dos pilares presentes nas praticas de administração e de gestão, sejam em serviços ou outro setor. Um ponto muito importante na avaliação dos projetos apresentados foi: observarmos quais as empresas que 'estão' alinhadas ao Kaizen Lean e quais 'são' de fato pautadas por essa filosofia."

Roberto Camanho, supervisor do Laboratório de Produtividade da ESPM.

"Foi uma boa surpresa conhecer o alto nível dos projetos apresentados. A forma como a empresa vencedora na categoria de Melhoria Contínua conseguiu integrar alta administração e operação na busca pela meta estabelecida foi ponto decisivo na escolha."

Fábio Câmara, professor integrante do Laboratório de Produtividade da ESPM.

"Inovação foi o grande diferencial que motivou a seleção da empresa vencedora na categoria Produtividade. Com simplicidade, a empresa conseguiu resultados expressivos, aumentando sua produtividade e o engajamento de seus colaboradores."

Paulino Graciano Francischini, professor no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e consultor em Lean Production na Fundação Vanzolini. 

"A aplicação de estratégias bem definidas e de forma concatenado, promovendo melhorias alinhadas à visão de longo prazo, é um aspecto muito importante nos projetos que avaliamos. A escolha foi difícil, mas levou em conta a capacidade de melhor orquestrar os elementos necessários à geração do resultado desejado."

Dario Miyake, prof. Dr.na Escola Politécnica da USP e examinador da Fundação Vanzolini para o Prêmio Kaizen Lean – Excelência na Produtividade.

Foto 184 – Altino Cristofoletti Junior, presidente da Casa do Construtor

Foto 486 – Da esquerda para a direita: Ruy Cortez de Oliveira, CEO do Kaizen Institute Brasil; Sra. Marcia Pires, Universidade Corporativa da Casa do Construtor  e Sr. Marcos Fabri, assessor da Presidência.

Créditos das fotos: Rafael Garrote

Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Casa do Construtor

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?