Manter uma imobiliária própria e encarar os gigantes do setor nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. As redes de franquias imobiliárias internacionais estão chegando ao Brasil e mostrando sua capacidade de expansão, competitividade e sucesso no maior mercado do mundo. No entanto, para alcançar o sucesso e poder encarar as franquias internacionais do setor, a melhor solução para esses casos é a conversão do estabelecimento para uma franquia.
Dentro desse setor, há cada vez mais empreendedores transformando seu negócio em franquia e ingressando em um mercado muito atrativo. "Hoje em dia a melhor maneira de uma imobiliária obter sucesso, crescer e manter seus clientes fidelizados é por meio da conversão para uma grande rede internacional, pois irá ajudar esses estabelecimentos com as ferramentas, informações e instruções necessárias para seu crescimento", afirma Jorge Paulo Fernandes, CEO da Coldwell Banker.
Segundo ele, tudo isso indica uma tendência no Brasil que já é realidade em países como os Estados Unidos, em que as franquias são responsáveis por 89% do setor no país, pois conforme as redes internacionais chegam ao mercado, a tendência é que as pequenas imobiliárias sofram cada vez mais com a concorrência, podendo correr o risco de fechar o estabelecimento.
"Esse novo método protege melhor as imobiliárias dos competidores, resultando em um aumento de lucro para a empresa. Além disso, ao usar a marca de uma rede de franquia, o franqueado terá uma maior confiança do seu possível cliente, pois ele não terá dúvida nenhuma sobre a qualidade dos serviços", afirma Fernandes.
Ainda segundo o especialista é muito importante que o futuro franqueado não escolha a franquia apenas pelo nome forte. É necessário fazer uma busca para conhecer melhor o que a franquia pode lhe oferecer e no que ela investe, como: novas tecnologias, capacitação profissional e novos programas de expansão. Esse é o primeiro caminho para tomar uma decisão estratégica importante para converter uma imobiliária em franquia no futuro.