Uma boa alternativa para quem já conhece o segmento imobiliário e pretende montar seu próprio negócio é abrir uma franquia da Auxiliadora Predial. A imobiliária com 80 anos de história e mais de 30 lojas no Rio Grande do Sul chegou agora a São Paulo, abriu a primeira loja em Moema e projeta inaugurar outras 14 ao longo de 2011. Duas delas ficam prontas em janeiro, uma na Vila Clementino e outra no Jardim Paulista.
O investimento inicial varia de R$ 80 a R$ 300 mil, dependendo da necessidade de reforma da loja. O tamanho mínimo do estabelecimento é 90 metros quadrados e a proposta da franqueadora é abrir lojas em um raio de no máximo 200 km da capital paulista. O retorno vem, em média, seis meses depois do início da operação, embora haja casos em tempo menor. A Agência Jardim Botânico, em Porto Alegre, pouco antes de completar nove meses, já superava as expectativas no segmento de compra e venda de imóveis novos e usados. "Tivemos meses em que as vendas superaram em 400% as nossas metas", revela o gestor da unidade, Antônio Carlos dos Santos. O profissional, que já atuava no ramo da corretagem há mais de 30 anos, atribui ao sucesso um conjunto de expertises que inclui a marca Auxiliadora Predial e a localização estratégica do seu ponto de atendimento. O tempo de contrato inicial é de 4 anos, mas a proposta é investir em relacionamentos duradouros, os royalties são de 9% e taxa de publicidade 2%.
O processo de expansão da Auxiliadora Predial, que completa 80 anos em 2011, é feito através de franquias e começou há 3 anos e meio. No primeiro ano, abriram uma loja, no segundo já contavam com duas lojas e o terceiro ano chega ao fim com 30 lojas inauguradas. Todas no Rio Grande do Sul e num raio de 200 km de Porto Alegre. “A estratégia não é vender franquias simplesmente, mas sim proporcionar a expansão sólida da marca e do estoque de produtos, que já conta com mais de 8.000 imóveis”, disse Antônio Carlos Azmus, Diretor de Vendas e Franquias.
O sucesso do plano de expansão da Auxiliadora Predial se deve a uma mudança de mercado, na visão de Azmus. “Cada vez mais, as pessoas preferem pesquisar imóveis pela internet e, com isso, as pequenas imobiliárias de bairro são chamadas a investir em tecnologia, em fotografia e sozinho é complicado. No projeto de franquia, a pequena imobiliária passa a fazer parte de uma grande corporação, ganha estrutura, recursos tecnológicos e com isso alavanca mais negócios, mantendo custos baixos”, explica o diretor lembrando, por exemplo, a facilidade de acesso ao estoque completo de imóveis de toda rede e o tráfego do site da imobiliária, com milhares de acessos por dia.
Mais informações www.auxiliadorapredial.com.br
Saiba mais sobre a Auxiliadora Predial
Fundada em 1931, a imobiliária se tornou o primeiro consórcio de construção da casa própria no país. Logo no começo já contava com 2.300 mutuários e, desde então não parou mais de crescer. Hoje, perto de completar 80 anos, conta com 30 lojas no Rio Grande do Sul e é líder nos segmentos de administração de condomínio, aluguel e venda de imóveis de terceiros naquele Estado. No Brasil, é dona da segunda maior carteira de condomínios. Em São Paulo, está presente desde 2009 com escritório na avenida Paulista e atua em três especialidades imobiliárias: condomínios, aluguel e vendas.