A Apolar Imóveis foi fundada em 1969, em Curitiba, Paraná, por Joseph Galiano. Era uma imobiliária bem tradicional, com uma gestão familiar, que se mantém até hoje. Mas em meados da década de 90, a segunda geração de empresários da família teve a ideia de transformar a imobiliária em uma rede de franquias. “Essa foi a grande decisão que mudou os rumos da Apolar”, conta Michel Galiano, superintendente da empresa.
Com a adoção do sistema de franchising, a imobiliária começou a se expandir e aumentar a rede. Cada imóvel que era posto à venda em uma unidade, automaticamente era exposto pelas outras, e era vendido com mais rapidez. O modelo continua assim até hoje e foi o grande responsável por ajudar a rede a ganhar participação no mercado. “Por causa dessa sistemática nossa velocidade de vendas é duas vezes maior do que a média do mercado. São várias imobiliárias em uma só”, afirma Julio Cesar Cattaneo, 55, dono de três franquias da Apolar.
Os corretores da empresa trabalham com contrato de exclusividade, em que o imóvel tem preço de venda estipulado em contrato e fica apenas na mão de uma imobiliária, “ao contrário do que ocorre muito em São Paulo, por exemplo”, ressalta Cattaneo. A fidelidade que a imobiliária exige do cliente parece dar certo, a julgar pelos bons números. Hoje a empresa tem uma carteira de 2.800 imóveis, e quase 800 corretores associados. “Minhas unidades têm superado as metas estipuladas pelo franqueador. Eu me sinto crescendo junto com a credibilidade da marca”, diz Cattaneo.
Galiano explica que a decisão de transformar a imobiliária em rede de franquias foi para fortalecer a marca, e não para simplesmente expandir a área de atuação. “Por isso, escolhemos a dedo todos os nossos franqueados; nós queremos parceiros. E nunca tivemos uma unidade que fechou”, afirma ele. Os valores que buscam em um franqueado estão na ponta da língua: ele deve gastar menos do que ganha; deve ter integração e energia, que resulta em sinergia; e deve ter respeito ao ser humano, fidelidade e criatividade.
Com esses valores, a Apolar abriu, de 1996 até hoje, 63 unidades franqueadas; 56 no Paraná, 5 em Santa Catarina e em 1º de julho deste ano foi inaugurada a primeira unidade em São Paulo, em parceria com a Conexão Imobiliária. A empresa espera fechar 2010 com 70 unidades em funcionamento. A rede não divulga o faturamento, mas movimenta atualmente R$ 60 milhões por mês, e estima um crescimento de 15% para 2011.