A rede francesa de home centers Leroy Merlin abriu sua primeira loja no mercado turco. O ponto de venda ocupa uma área de 13.700 metros quadrados no Anatolium Shopping Center, em Bursa, e é uma parceria da empresa francesa com o grupo local Maya.
O objetivo é inaugurar 40 lojas no país dentro de cinco anos.
Fonte: GS&MD
Sobre a Leroy Merlin
Em 1918, termina a 1ª Guerra Mundial e a família Leroy inicia suas atividades com um comércio ambulante na França, vendendo produtos excedentes do exército americano.
Em 1923, Adolphe Leroy casa-se com Rose Merlin. Surge nesse momento a loja "Au Stock Américain". Na França dessa época, tudo o que se referia a produtos americanos causava muita curiosidade.
Em 1960, nasce a marca Leroy Merlin. Seis anos depois, é inaugurada a primeira grande loja, com 200 colaboradores e sistema de auto-serviço*. Até então, as lojas tinham dimensões bem menores.
Atualidade
Hoje, a marca Leroy Merlin faz parte de um grupo, que abrange empresas de vários segmentos de comércio. Entre eles, a rede de supermercados Auchan.
Há também negócios no segmento de restaurantes, vestuário, brinquedos e móveis. A Decathlon, que é do ramo de produtos esportivos, também está presente no Brasil.
Dentro desse conglomerado está o Grupo Adeo, que integra, além da Leroy Merlin, todas as outras marcas do segmento de Bricolagem** ao redor do mundo, como Bricoman, Bricocenter, Weldom, Aki, DomPró e Zódio.
No Brasil
A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1997. A primeira loja da rede no país foi aberta em 1998, em São Paulo, no bairro de Interlagos, zona sul da capital paulista.
Atualmente, Alain Ryckeboer é o Diretor Geral da Leroy Merlin no Brasil. Ele está no país desde a vinda da rede para cá.
A Leroy Merlin veio ao Brasil para ficar. A empresa busca o desenvolvimento em longo prazo e de forma sustentável, e não apenas o lucro imediato. Está hoje entre os dois maiores varejistas do ramo de construção no país e a sua participação no mercado vem crescendo sistematicamente.