Início / Notícias / Casa e Construção / Casa do Construtor quer aumentar sua presença no estado de Minas Gerais

Casa do Construtor quer aumentar sua presença no estado de Minas Gerais

Em Minas Gerais, está presente em Juiz de Fora e Pouso Alegre.

Casa do Construtor quer aumentar sua presença no estado de Minas Gerais
Sua Franquia Publicado em 01 de Abril de 2010 às, 14h56. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   


A Casa do Construtor - rede com 60 unidades que atua em nove estados brasileiros no ramo de locação de equipamentos - está presente nas cidades mineiras Pouso Alegre, Juiz de Fora e, em breve, Poços de Caldas. No mercado há 17 anos, a franqueadora quer fortalecer sua presença em Minas Gerais, um estado muito representativo no cenário nacional.

Numa unidade da Casa do Construtor, profissionais que atuam na construção civil, construtoras e pessoas comuns que estejam executando uma reforma em sua casa, por exemplo, podem locar equipamentos de pequeno e médio porte – ferramentas elétricas, rompedores; compactadores, betoneiras, painéis e acessórios para andaimes etc. “O grande diferencial, além de preço acessível da locação e comodidade, é que todos os equipamentos obedecem às normas de segurança e são adquiridos de fornecedores homologados. Oferecem segurança, economia e rapidez para quem os usa”, reforça o franqueador, Expedito Arena. “Eles saem da loja totalmente revisados e o locatário recebe todas as instruções de como manuseá-los”.

O negócio – O investimento médio para a abertura de uma unidade da Casa do Construtor é de R$ 450 mil (sem ponto comercial). Segundo o franqueador Altino Cristofoletti, o negócio é bastante rentável, mas requer dedicação do franqueado. “E nós, da franqueadora, também fazemos muito investimento em prol da rede”.

Os franqueados contam com apoio e consultoria técnica da franqueadora; software de gerenciamento, Central de Compras e a Universidade Casa do Construtor – que, continuamente, elabora programas de treinamento para toda a rede, inclusive em parceria com fornecedores. “Mantemos, ainda, uma auditoria constante, feita pela Bureau Veritas, que checa como a rede caminha nos âmbitos da Qualidade, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Ambiental”, ilustra Cristofoletti. “Boas práticas administrativas e operacionais fazem parte dos nossos valores”, completa Arena.

Mercado aquecido - Em 2009, a rede faturou R$ 30 milhões em locação de máquinas – 25% a mais que em 2008. Com 60 lojas, passou a ser uma das maiores locadoras de equipamentos de pequeno porte do Brasil – o que a transformou num dos principais compradores dos melhores fornecedores de equipamentos de construção civil estabelecidos no Brasil. “Esse fato propicia melhores condições de compra para toda a rede”, explica Expedito Arena. “2009 foi um ano em que investimos muito na estruturação da franqueadora. Implantamos ferramentas para dar melhor suporte à rede franqueada, como o ‘Cliente Oculto’ e a Ouvidoria, preparando nosso capital humano para uma expansão mais agressiva e consolidada em 2010”, acrescenta.

No ano passado, a Casa do Construtor intensificou a expansão no interior e abriu sua primeira loja na capital de São Paulo, na zona Norte, fixando-se também nas capitais do Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rondônia. A rede foi muito bem avaliada por seus franqueados, e por isso recebeu a merecida chancela do Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Altino Cristofoletti, que está concluindo MBA em Franchising e é diretor da entidade na área de Expansão do Interior de São Paulo, relata, com orgulho: “Fomos avaliados em cinco estrelas pela PEGN, mantivemos nosso ritmo de crescimento e conseguimos fixar a marca. Além disso, nosso primeiro franqueado recebeu da ABF em 2009, o prêmio de Franqueado do Ano”.

O trabalho de responsabilidade social com foco na segurança da construção civil ganhou ainda mais importância, com a realização de inúmeras palestras dirigidas a profissionais da construção com o tema “NR18 – Norma de segurança de equipamentos”, e da 2ª jornada da Segurança, dirigida a profissionais da segurança do trabalho. Em parceria com o sindicato da construção civil, a rede imprimiu e distribuiu 5 mil Manuais de Normas de Segurança. Ainda, intensificou o relacionamento com todos os parceiros fornecedores, sugerindo mudanças que promovessem segurança nos equipamentos.

Quando o assunto é futuro, na estimativa de Expedito Arena, eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas e eleições levam o Brasil a entrar num “ciclo virtuoso” de crescimento. Para ele, a construção civil é uma das principais alavancas desse crescimento. “O Brasil está fazendo sua lição de casa no tocante às questões macroeconômicas, o que propicia melhor distribuição de renda e promove a ascensão de classes sociais. “Esse cenário é amplamente favorável ao nosso negócio porque, invariavelmente, o investimento de grande parte dessas economias se destinará à construção”, observa.

 


PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?