Início / Notícias / Carreira / Em agosto, pequenos negócios geraram sete em cada dez vagas de emprego no país

Em agosto, pequenos negócios geraram sete em cada dez vagas de emprego no país

Levantamento do Sebrae aponta ainda o setor de Serviços como grande empregador, com mais de 78 mil vagas preenchidas

Em agosto, pequenos negócios geraram sete em cada dez vagas de emprego no país
Flávia Denone Publicado em 02 de Outubro de 2024 às, 08h00. Atualizado em 02 de Outubro de 2024 às, 08h00.

Compartilhe:   

As micro e pequenas empresas (MPE) continuam como maiores geradoras de empregos no país. No oitavo mês do ano, as MPE abriram mais de 167,6 mil postos de trabalho, chegando a 72,1% do total de vagas (232.513). O balanço foi feito pelo Sebrae com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No acumulado de 2024, os pequenos negócios respondem por mais de 62% do volume de contratações. O setor de Serviços segue na liderança, com mais de 78 mil vagas preenchidas. Comércio e Indústria da Transformação vêm na sequência com 43.105 e 22.936 vagas preenchidas, respectivamente.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o Brasil praticamente alcançou a situação de pleno emprego, superando a negação da inclusão do povo brasileiro, que ocorreu até a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin.

"Saímos do atraso. Isso impacta profundamente na vida do nosso país. A inclusão, com aquela velha máxima de colocar o povo no orçamento, significa vermos o Brasil voltar a crescer." Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional. 

Ainda segundo Décio Lima, além do país, ter superado os números de 2023, outro fato que merece ser comemorado é o sucesso da empregabilidade das micro e pequena empresa. “72% dos empregos criados em agosto são originários dos pequenos, daqueles que levantam de manhã e nunca desistam. São homens e mulheres, brasileiros e brasileiras, que estão nesse momento nos processos de inclusão e, com entusiasmo, impactando a economia brasileira”, comentou.

Compre do Pequeno

No mês em que o país comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa – celebrado em 5 de outubro –, o Sebrae realiza uma ampla mobilização para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância dos pequenos negócios para a economia e para a vida da população. O movimento “Compre do Pequeno” busca incentivar as pessoas para o consumo consciente, priorizando as micro e pequenas empresas no momento da compra. O Sebrae acredita que, desse modo, cada brasileiro está dando a sua contribuição para movimentar a economia, contribuindo com a geração de empregos e com o desenvolvimento sustentável das pequenas comunidades.

“São milhões de empreendedores e empreendedoras que acordam pela manhã e conseguem se virar, buscar o próprio sustento e fazem a economia girar. Com isso, movimentam bairros, cidades, municípios, movimentam o país e contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e inclusão. Esse universo representa 95% das empresas brasileiras. São os imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida” enfatiza o presidente do Sebrae, Décio Lima. “Por esse motivo, o Sebrae elegeu o mês de outubro – quando se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena empresa – para conscientizar o brasileiro sobre a importância de valorizar os pequenos negócios”, acrescenta.

Fonte

Agência Sebrae 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?