Atualizar-se é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, mas a depender da área um MBA ou uma pós-graduação tem alto custo e pode não ser acessível a todos os profissionais. Logo, os cursos de curta duração, os chamados cursos de extensão podem colaborar, fazendo com que esses profissionais possam evoluir.
Segundo a Trillio, HR Tech de integração e desenvolvimento de pessoas, os cursos livres são uma modalidade de ensino pensada para quem deseja adquirir conhecimento em áreas específicas e expandir suas oportunidades no mercado de trabalho. Eles são oferecidos de forma mais flexível para se encaixar na rotina dos alunos, daí a denominação de serem “livres”.
“Executivos que fazem cursos livres tendem a encontrar boas oportunidades de melhoria de carreira em várias áreas, especialmente aquelas que valorizam a inovação, o aprendizado contínuo e a adaptação rápida a novas tendências”, diz Renata Schiavone, Co-Fundadora & Chief Learning Officer na Trillio, HR Tech de integração e desenvolvimento de pessoas que faz parte da FESA Group, ecossistema único de soluções de RH.
A seguir, a especialista indica cinco áreas em que executivos de alto escalão podem se beneficiar ao se valer desta modalidade de ensino para melhorar suas carreiras.]
1- Tecnologia e Transformação Digital
A área está em constante evolução, demandando dos executivos que se mantenham sempre atualizados com as novas ferramentas, linguagens de programação, metodologias ágeis, inteligência artificial, e outras inovações. Os cursos livres oferecem uma maneira ágil de adquirir esse conhecimento, sem a necessidade de um compromisso longo como em um curso de graduação ou pós-graduação. Outra vantagem para os executivos que optam por essa modalidade de ensino é a possibilidade de liderar iniciativas de inovação dentro das empresas, como projetos de transformação digital, o que pode resultar em promoções ou novos cargos.
2- Marketing e Vendas
O marketing, especialmente o digital, é uma área que muda rapidamente com novas plataformas, algoritmos e técnicas de engajamento surgindo frequentemente. Executivos que investem em cursos livres para aprender sobre marketing digital, branding, e-commerce ou análise de dados de marketing podem se destacar ao trazer novas estratégias para a empresa, além de assumir responsabilidades maiores, como a gestão de campanhas globais ou a liderança de iniciativas de expansão para novos mercados.
3- Gestão e Liderança
Habilidades de gestão e liderança são cruciais em praticamente qualquer setor. Cursos que focam em liderança situacional, gestão de crises, ou desenvolvimento de equipes de alta performance são altamente valorizados, pois ajudam os executivos a se tornarem líderes mais eficazes. Executivos com forte formação em liderança podem ser considerados para cargos C-Level (como CEO, CFO, COO), especialmente em momentos de reestruturação e expansão da empresa.
4- Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Há no mercado uma crescente demanda por práticas sustentáveis e socialmente responsáveis nas empresas, o que torna os conhecimentos nessa área cada vez mais valorizados. Cursos livres que abordam ESG (Environmental, Social and Governance), economia circular ou responsabilidade social corporativa podem destacar um executivo como um líder visionário e ético.
5- Inovação e Empreendedorismo
Em um mercado onde a inovação constante é necessária para se manter competitivo, executivos que fazem cursos na área, em design thinking ou empreendedorismo, podem trazer novas ideias e abordagens que revolucionam os processos internos ou o desenvolvimento de produtos.
Outros fatores positivos
“Embora o impacto do retorno ao fazer cursos livres dependa de vários fatores, como a qualidade do curso, a relevância para a área de atuação e o comprometimento do executivo com seu processo de aprendizagem, há benefícios gerais para todos. A renovação do conhecimento permite que os executivos se mantenham atualizados com as últimas tendências, tecnologias e práticas do mercado. Outro ponto positivo é o desenvolvimento de habilidades e competências, já que muitos dos cursos focam em noções específicas, como a comunicação, inteligência emocional, negociação, gestão de tempo, feedback e outros essenciais para o sucesso em posições executivas”, diz a executiva.
Fonte
Divulgação