Início / Notícias / Cama, Mesa e Banho / Fábrica de cozinhas do interior é referência no Paraná

Fábrica de cozinhas do interior é referência no Paraná

Desde 1998 a Cozinhas Gava trabalha com sistema de franquias

Fábrica de cozinhas do interior é referência no Paraná
Sua Franquia Publicado em 07 de Janeiro de 2009 às, 14h56. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

A empresa Cozinhas Gava começou suas atividades em 1984, com o nome Pato Indústrias de Móveis, trabalhando com a reforma de móveis e fabricando peças sob medida. O negócio foi aberto sem planejamento, apenas com as experiências de Francisco Gava, que desde os 15 anos trabalhava como marceneiro, um sócio e as orientações de um contador. Esse começo de trajetória da empresa foi marcado por muitas dificuldades. "Sofremos muito no início por falta de conhecimento nas áreas de gestão e financeira. Aprendemos apanhando", relembra o empresário Francisco Gava.

Se o início foi difícil, o caminho percorrido pela empresa é cheio de vitórias. Hoje, a Cozinhas Gava é uma referência na fabricação de móveis. A empresa produz móveis 100% sob medida em linha de produção, com clientes na regiões oeste e sudoeste do Paraná e Curitiba, além da região oeste de Santa Catarina.

Em 1993, o mercado de móveis sob medida estava aquecido e concorrido em Pato Branco. Foi nessa época que os gestores da empresa resolveram ampliar o raio de atuação do pequeno negócio, conquistando clientes em outras localidades do Paraná. Para isso, resolveram optar pela fabricação de um único item: cozinhas. Esse início de expansão de mercado da empresa acabou fazendo com que os sócios repensassem a marca do pequeno negócio. Assim nasceu a Cozinhas Gava.

Para comercializar os produtos fabricados em Pato Branco, a empresa investiu no sistema de show-room. Com essa estratégia, no mesmo ano de 1993, a produção podia ser conferida no município de Foz do Iguaçu. Porém ao optar pela produção de um único item, a empresa precisou reconquistar clientes da cidade natal, já que muitos viram a mudança com desconfiança. " Nossos clientes recuaram, mas depois, com a nossa qualidade e competitividade, eles acabaram sendo reconquistados", conta o empresário.

Para formar sua carteira de clientes, a empresa sempre trabalhou em parceria com outros profissionais. Segundo Gava, são os indicadores, como arquitetos e engenheiros. "Essas parceiras fizeram com que a empresa crescesse, mas de uma maneira estruturada", avalia o empresário.

Em 1998, a Cozinhas Gava começou a trabalhar com o sistema de franquias, onde a empresa franqueada mantém uma estrutura de venda, com produtos para demonstração, vendedores, projetistas, equipes de montagem e assistência técnica. Nessa época, uma oportunidade de negócio surgiu aos olhos do empresário. Por que não fornecer às empresas todas as linhas de móveis, e não somente cozinhas?

Em 2001, a Cozinhas Gava passou por uma reformulação na estrutura física e de gestão. A partir desse ano, a empresa começou a fornecer ao mercado não apenas cozinhas com alto padrão de qualidade, mas também lavanderias, quartos, banheiros e escritórios. "Tivemos que treinar todo o pessoal, reformular o espaço, dobrando o espaço físico da empresa", lembra o empresário.

Para garantir a competitividade, Gava destaca que é fundamental a busca por conhecimento. "Eu sempre faço cursos relacionados à gestão, finanças e planejamento. Também cobro dos meus funcionários que eles façam treinamentos", ressalta.

Unir para competir

A união de empresas de móveis, em Pato Branco, está fazendo história e se tornando exemplo para outras empresas. Com apoio do Programa Empreender Competitivo, uma iniciativa do Sebrae Nacional; Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Sebrae/PR e Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), um grupo de empresas da cidade, que produz móveis em série e sob medida, trabalhou em conjunto para criar uma marca: a grife Móveis de Pato Branco.

Ao todo, 11 pequenas empresas da cidade participaram da estratégia. São elas: Cozinhas Gava, Estofados Piacentini Ltda., Vision Indústria e Comércio de Móveis Ltda., Master Móveis, Móveis Pagnoncelli, Finity Móveis, Copa Móveis, AGM Móveis, Móveis Real, Rei da Cadeira e Robe Móveis. As empresas fabricaram mezaninos, mesas, cristaleiras, carrinhos multiuso e cabeceira de cama, dentre outros. Todas as peças são assinadas pela designer de móveis, Flávia Pagotti Silva.

Antes de trabalhar a criação do design dos móveis, a profissional de renome nacional, formada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e com mestrado em Design de Produtos, pela Royal College of Art, de Londres, fez uma pesquisa de campo, visitando as fábricas de móveis da cidade.

Em setembro, as peças produzidas pelas empresas foram apresentadas em um show-room em organizado em Curitiba com o objetivo de atrair profissionais do setor moveleiro, representantes comerciais, designers, lojistas e distribuidores.

A idéia de lançar uma marca nasceu em 2007, quando os empresários que compõem o núcleo moveleiro, em Pato Branco, decidiram buscar mercados e agregar valor aos seus produtos. O empresário Francisco Gava está otimista. "A Grife Móveis de Pato Branco tem tudo para decolar. Em abril, vamos lançar a grife na Casa & Construção, que acontece na cidade", diz.

O empresário conta que está com novas idéias para a Cozinhas Gava. Com os bons resultados das ações do Programa Empreender Competitivo, Francisco Gava conta que agora está planejando criar uma linha de produtos mais decorativos. "Peças assinadas por um designer, e que, possam ser vendidas para todo o Brasil, onde o cliente mesmo pode montá-la", explica.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?