Com mais de 100 anos de história, a italiana Superga produz calçados com sola de borracha vulcanizada, sendo a pioneira no uso da tecnologia que confere aos produtos maior durabilidade e conforto. No Brasil desde 2015, a empresa já acumula 8 lojas por aqui, além de ter boa participação em lojas multimarcas.
Do total, 5 são unidades próprias (Shopping JK, Shopping Morumbi, Shopping Leblon, Shopping Rio Design Barra e Outlet Catarina) e 3 são franqueadas (Shopping Frei Caneca, Shopping Plaza Sul e Shopping Ibirapuera). Para continuar em pleno crescimento, a marca tem um plano de expansão, já em curso, para 2019: a abertura de dez novas lojas em SP, RJ, RS, PR, SC e DF.
Para expandir a rede de franquias já tem um perfil bem definido. “Estamos a procura de profissionais com alguma experiência administrativa que queiram empreender em um negócio dinâmico, ligado a moda e ao design. Importante dizer que o candidato precisa ter habilidades como: boa capacidade organizacional e liderança de equipe”, aponta Luiz Arthur G. Oliveira, principal executivo da Superga.
Com a entrada no setor de franchising, a empresa acredita que potencializará a distribuição da marca no país. “O franchising sempre foi o nosso projeto, mas o canal das multimarcas ainda existirá em algumas regiões do Brasil. A estratégia é sempre termos produtos e ações exclusivas em nossas lojas para atrairmos o consumidor”, complementa.
O modelo de negócio da rede de franquia Superga requer uma taxa de Franquia de R$ 50 mil, além dos custos de implantação de uma loja de 40 m2 de área mínima e um capital de giro de R$100 mil. Para operar uma unidade franqueada de marca são necessários 4 funcionários.
Centenária
Fundada por Walter Martiny, em 1911, em Turim, na Itália, a Superga está presente em mais de 55 países ao redor de todo o mundo. Desde então, a marca continua mesclando tradição e originalidade sempre prezando pela arte do bom gosto ocasional, como manda o figurino italiano. Em 1925, a marca criou o 2750, seu mais icônico modelo que até hoje é objeto de desejo no mundo inteiro e continua a ser produzido da mesma forma desde a sua criação.
No estilo da empresa, há produtos do vintage ao esportivo, com uma ampla variedade de cores e lavagens que veste homens, mulheres e crianças. A Superga é feita à diversas mãos em vários cantos do mundo, seja através das mentes criativas ou de co-brandings com marcas como Fendi e Versace e personalidades como Rita Ora, Alexa Chung, Suki Waterhouse, Chiara Ferragni, Leandra Medine e Pyper America.