O setor de acessórios pessoais e calçados foi o que atingiu o segundo maior faturamento no mercado de franquias do Brasil, tendo um crescimento de 18,8%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Segundo o balanço anual realizado pela entidade, esse aumento está completamente ligado ao ingresso definitivo das mulheres no mercado de trabalho e a melhora do poder aquisitivo da classe média, que são grandes impulsionadores do segmento.
Prova desta expansão e conquista de mercado está a rede de franquias Mercadão dos Óculos, rede de óticas voltada para a classe C, atualmente com 32 unidades espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Ceará e Pernambuco. A rede pretende inaugurar 40 lojas este ano, alcançando um faturamento estimado em R$ 10 milhões.
“O mercado de acessórios pessoais é muito promissor e cresce significativamente ano a ano. O Mercadão dos Óculos está bem inserido nesse contexto e com muitas oportunidades para continuar em pleno crescimento”, explica Gustavo Freitas, diretor de expansão.
Com base em estudos trimestrais e levando em consideração dados macroeconômicos, a ABF estima que o crescimento do faturamento do setor de franchising em 2015 fique entre 7,5% e 9%. Já o número de marcas deve aumentar 8% e o de novas unidades terá um crescimento entre 9% e 10%.