O
Grupo Di Santinni – uma das maiores redes varejistas do país com 111 lojas – anuncia sua entrada no
mercado de franquia com a marca
Di Santinni Design (loja de
sapatos e acessórios femininos para o público B e C), acompanhando as tendências de mercado de franchising – que cresceu 16,9% em 2011, segundo a Associação Brasileira de Franchising.
O faturamento das franquias do setor de acessórios pessoais e calçados em 2011 foi de R$ 5.477 bilhões, um aumento de 13% em relação a 2010, tornando-se o quinto segmento em faturamento no país, atrás de
hotelaria e turismo (85,9%); móveis, decoração e presentes (35%);
esporte, saúde, beleza e lazer (24,3%);
negócios, serviços e outros varejos (14,9%) e
alimentação (14,5%).
De acordo com a
Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), no período entre 2008 e 2009, houve um crescimento de 19% na constituição de novas redes franqueadas em shoppings e, atualmente, o Brasil é o terceiro maior
mercado de franquias, depois apenas dos Estados Unidos e Canadá.
Segundo Priscilla Ortolani, gerente responsável pela estruturação do modelo de franquia do Grupo Di Santinni, o sistema de franquia é um investimento, em tese, mais seguro do que a abertura de um negócio independente. “A estatística mostra que 60% dos negócios independentes (não franquias) não chegam a completar três anos de vida. Já as franquias, apenas 5% a 8% delas fecham antes desse período”.
A Associação Brasileira de Calçados estima que o brasileiro compre, em média, três a quatro pares de sapatos por ano, aproximadamente 750 milhões de pares vendidos anualmente. Há mais de 20 anos, o consumo era de um par de sapatos a cada dois ou três anos. No entanto, o Brasil ainda tem muito potencial para crescer se considerar a média em mercados como Estados Unidos e Europa. A média americana em 2010 foi de oito pares de calçados comprados no ano, enquanto nos países europeus, de seis pares.
“Com as marcas Di Santinni, Di Santinni Design, Di Santinni.com e DS Footwear, o Grupo é um dos principais players do mercado”, afirma o diretor de negócios, Artur Tchilian.
A necessidade de aumentar a presença do Grupo em outras regiões e torná-lo referência na venda de sapatos nacional, fez com que fosse estruturado um modelo de franquias, prevendo já para 2012 a abertura de 10 novas lojas adequadas a esse sistema. “Nesse primeiro momento buscamos interessados para franquias em todo o Brasil, com foco em cidades com 100 mil habitantes, ou mais, e que tenham uma classe B e C, com o perfil de consumidor da Di Santinni Design”, explica Priscilla.
A franquia
O investimento inicial para montar o negócio é a partir de R$ 255 mil, que inclui a taxa de franquia, marketing inaugural, reformas e adequações do ponto comercial e capital de giro. Nessas proporções, calcula-se um payback do investimento depois de 24 meses.
As lojas poderão ser instaladas em shoppings de pequeno, médio e grande fluxo com tamanho de 50 a 100m² ou lojas de rua com 60 a 120m². E como estrutura, o franqueado Di Santinni Design terá suporte completo na operação e gestão do negócio, além de treinamento periódico da equipe de loja.
De acordo com a gerente responsável pela estruturação, para ser um franqueado da marca será avaliado a disponibilidade financeira do interessado, sua capacidade de investimento, seu perfil e capacidade administrativa, além da capacidade de seguir regras e padrões, identificação com o negócio e, sobretudo, ter características de empreendedor. Não é preciso ter experiência no ramo, pois o Grupo Di Santinni dará suporte operacional e de capacitação para atuar com vendas.
Para o futuro franqueado a tradição de mercado e a credibilidade da marca Di Santinni são os diferenciais para se investir nessa franquia. “Afora a tradição, há todo o know-how de mercado que o Grupo Di Santinni já tem”, explica Tchilian. O Grupo Di Santinni possui algumas franquias de suas outras marcas e essas serviram de parâmetro para estruturar o conceito desenvolvido para a Di Santinni Design.
A Di Santinni Design estará na ABF Franchising Expo2012, nos dias 13 a 16 de junho.