O mercado de franquias de acessórios ganha destaque no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro (ABF-Rio), o desempenho das redes foi muito bom no ano passado e tende a ser ainda melhor em 2010. Marcas com a LupaLupa, especializada na comercialização de óculos escuros fashion, estão em plena expansão.
Garantir um lugar no mercado, aliar o espírito empreendedor em seus franqueados é o sonho de muitas empresas. E este desejo está cada vez mais perto do consumidor final, que passou a contar não apenas com várias opções de produtos, como também com itens criativos e design diferenciado.
Segundo a ABF-Rio, o faturamento das franquias de Acessórios Pessoais e Calçados cresceu 41,2% no ano passado, um pouco à frente do faturamento das de vestuário, que cresceu meros 37,5%. Para comparar, em 2002, as franquias de moda faturavam 8,6% do total das franquias no país. Segundo o presidente da ABF-Rio, Alain Guetta, em 2009, a participação dos empresários neste segmento aumentou ficando em 14%.
Para quem deseja investir na área de moda e acessórios, a LupaLupa (associada da ABF), se apresentado com uma opção de baixo investimento e ótimo faturamento. As lojas e os quiosques da rede carioca chegam às estações de Metrô, shoppings, supermercados e até academias de ginástica, tudo para atender a demanda de consumidores. A novidade é o conceito fashion-chique que a grife tem dado às suas unidades 55 unidades (entre lojas e estandes) em 14 estados brasileiros.
“Estamos trabalhando com um desing mais arrojado e acabamento de alta qualidade para ficar tudo compatível com o novo conceito das lojas fashion-chique. No caso da loja na Barra da Tijuca (BarraShopping), o espelho superior ficou no formato de meio olho em referência a logo da LupaLupa. A iluminação foi projetada para dar maior destaque aos óculos, incluímos também um novo compartimento para exposição dos diversos modelos de relógio, produto exclusivo fabricado pela LupaLupa, que será lançado e implementado nos pontos de venda para o segundo semestre de 2010”, afirma a gerente do expansão da rede, Jurema Gama.