A loja de calçados femininos Mentha Pimentha inaugurou a sua loja piloto em São Paulo remodelada para o sistema de franquias em dezembro do ano passado e neste ano pretende abrir até seis novas unidades franqueadas. A nova franquia pretende expandir no interior de São Paulo e grandes capitais inicialmente, mas qualquer boa proposta pode ser analisada pela empresa.
Para franquear o modelo, a loja reviu a estratégia da marca. O público-alvo foi redefinido para atender exclusivamente as mulheres, a arquitetura do ponto de venda foi refeita para deixar os produtos mais visíveis aos clientes e o visual foi modificado com a intenção de garantir um ambiente atrativo não só à clientela, mas também para outros investidores. Os donos também estabeleceram contatos com novos fornecedores, estilistas e designers para criar produtos diferenciados para a loja.
A empresa foi fundada em 1969 e, há dez anos, os filhos do fundador, Vinicius Bertagglia e Andressa Bertagglia Squassoni, assumiram o negócio. Os irmãos querem ver a marca expandida e por isso entraram em contato com profissionais de branding, visual merchandising, arquitetura e franchising para remodelar a marca e preparar o lançamento da franquia.
Segundo Vinicius Bertagglia, a ideia de expandir por franquias veio para fortalecer a marca. "Esta é a tendência de mercado, focar mais na marca, e a franquia é a melhor forma de fazer isso", afirma. O investidor que tiver interesse em ser um franqueado deve ter disponibilidade para tocar o negócio, entretanto, mesmo se não for o caso, a própria franqueadora indica alguém para a gerência da loja. O investidor deve ter entre 25 e 65 anos, e, como a própria empresa oferece treinamento em gestão, sistemas e operação, com manuais desenvolvidos para a franquia, experiência anterior não é pré-requisito.
A Mentha Pimentha possui três lojas própria em São Paulo e, segundo Vinicius, pretende abrir de três a seis novas lojas neste ano. Além disso, o lucro líquido do investidor será de cerca de 15% sobre o faturamento bruto e cada loja chega a faturar de R$ 60 mil a R$ 150 mil, dependendo do tamanho do ponto de venda. A empresa dá suporte ao franqueado, com auxílio na escolha do ponto comercial, projeto arquitetônico e memorial descritivo da obra, indicação de fornecedores homologados, treinamento operacional do franqueado e equipe, manuais de gerenciamento de loja, supervisão técnica, administrativa, financeira e operacional, assessoria de marketing e assessoria de imprensa.