Reconhecido como referência em marketing esportivo, o Sport Club Internacional avança a passos largos no processo de expansão da marca no mercado asiático.
Na última terça-feira (5), representantes japoneses foram recebidos por dirigentes do clube para acertar os últimos detalhes da parceria responsável pela criação da franquia de escolinhas de futebol The Red Academy – S.C. Internacional, cuja unidade inaugural deverá ser aberta na primeira quinzena de abril – quando tem início o ano fiscal japonês -, na cidade de Akashi (Hyogo).
Após visita ao Complexo Beira-Rio, o coordenador do projeto, Hiromasa Wakahara, demonstrou otimismo com o futuro da iniciativa. “Estou impressionado com a estrutura do clube e a paixão demonstrada pelos torcedores. Espero representá-los bem no Japão”, afirmou. O grupo retorna ao arquipélago asiático nesta quarta (6), para validação dos contratos e oficialização da parceria naquele país.
O modelo de negócios tratado pelas partes prevê suporte técnico, fornecimento de material esportivo, metodologia de gestão e marketing pelo Internacional. Em contrapartida, os japoneses irão construir a unidade e cuidar do dia a dia da operação.
O Colorado não terá despesas com a escolinha e ainda ficará com 10% da receita obtida com os alunos. O Inter também terá a prioridade sobre jovens talentos que porventura surgirem no local e poderá realizar clínicas de futebol e intercâmbio de atletas e comissão técnica. No começo da operacionalização da unidade, o clube deverá enviar um profissional das categorias de base para implementação da metodologia colorada de treinamentos.
A primeira franquia, que inicialmente deverá trabalhar com 300 garotos, terá capacidade de atender até 500 jovens, de 8 a 16 anos. Até 2014, o clube pretende abrir outras cinco academias em terras nipônicas. A meta é chegar a dez nos próximos quatro anos.
Além do Japão, o projeto de internacionalização da marca do Clube do Povo inclui a abertura de novas franquias em outros países da Ásia, como Coreia do Sul, Tailândia e China. “Com este projeto, queremos formar jovens torcedores e ampliar as receitas do clube em novos mercados”, explica Jorge André Avancini, diretor executivo de Marketing do Inter.
:: Aprenda como escolher a franquia ideal e lucrativa