Notícias / Alimentação e Food Service / Gastos com bebidas cresce no Brasil, mas apenas 15% dos brasileiros preferem marcas nacionais

Gastos com bebidas cresce no Brasil, mas apenas 15% dos brasileiros preferem marcas nacionais

Além disso, segundo uma pesquisa da Intangible Business e da Drinks Power Brands, entre as 100 marcas de vinhos e destilados mais poderosas do mundo, o Brasil aparece uma única vez na posição 51, com um conhaque famoso

Compartilhe:   

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgado pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os gastos dos brasileiros com bebidas e alimentação aumentaram no comparativo entre setembro e outubro. O setor de alimentação e bebidas passou de um aumento de 1,27% no mês de setembro para 1,38% em outubro, uma contribuição de 0,29 ponto percentual do grupo para a taxa de 1,20% do IPCA-15 de outubro. Apesar do aumento e da expectativa positiva por conta da retomada de algumas atividades que tiveram prejuízos na pandemia, as bebidas nacionais ainda enfrentam algumas barreiras impostas pelos consumidores brasileiros

 

De acordo com um estudo da Nielsen, quando se trata de bebidas alcoólicas e gaseificadas, somente 15% dos brasileiros preferem marcas nacionais. Além disso, segundo uma pesquisa da Intangible Business e da Drinks Power Brands, entre as 100 marcas de vinhos e destilados mais poderosas do mundo, o Brasil aparece uma única vez na posição 51, com um conhaque famoso. O estigma de que apenas as empresas estrangeiras investem em ingredientes selecionados e receitas elaboradas faz com que os rótulos brasileiros sejam vistos com certa desconfiança por alguns consumidores.

“As pessoas pensam que no Brasil apenas a cachaça e a cerveja são bebidas nacionais de qualidade”, explica Joseph Van Sebroeck, criador do rum Cavendish. O empreendedor lançou a bebida em novembro de 2020, e escolheu justamente o rum por ser uma bebida ainda pouco explorada pelo mercado brasileiro. A origem do rum inclusive ainda é controversa, pois existem diversas versões, uma das mais repetidas é de que ele surgiu aproximadamente em 1500 nas ilhas do Caribe.

“Não queria apostar em uma bebida como o Gin, por exemplo, pois já existem muitas empresas no país que fazem isso, então optei por algo que pudesse ser uma novidade no mercado”, diz Sebroeck. Outro ponto importante no momento de lançar o rum foi pensar em uma forma de atrair o olhar dos consumidores na hora de disputar um espaço nas gôndolas entre centenas de garrafas de bebidas importadas. Sendo assim, ele optou em colocar na embalagem uma ilustração de um famoso pirata inglês que fez história no litoral norte de São Paulo.

“Meu pai sempre me contava essa história quando eu era criança, então eu decidi batizar o rum com o nome do pirata Cavendish, o que causa até uma certa dúvida nos consumidores se a bebida é brasileira ou estrangeira”, ressalta o empreendedor. Além da embalagem, os ingredientes utilizados na produção do destilado é outra questão importante no momento de provar que os produtos nacionais possuem ótimo custo-benefício.

O rum é produzido em uma localização privilegiada, entre o litoral norte do estado de São Paulo e a represa de Paraibuna, em meio a Serra do Mar. A região preserva uma parcela de seu território com matas e campos intocados, o que garante qualidade na produção dos insumos utilizados na fábrica. “Quando o consumidor comprar uma bebida brasileira, além dele ajudar na economia do país, ele aquece o mercado e incentiva outras marcas investirem no setor de destilados, criando novas oportunidades de emprego”, finaliza Sebroeck.

 

Sobre o Cavendish

O Cavendish Rum foi desenvolvido por Joseph Van Sebroeck, de família proprietária de alambique na região de Ilhabela, e tem notas aromáticas de banana, cana de açúcar e especiarias.  A bebida é uma homenagem ao litoral de São Paulo, já que o nome é uma referência ao pirata inglês Thomas Cavendish, que fez história quando usou essa região como base por cinco anos. O rótulo é o segundo produto produzido pela Destilaria Dona Filó.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?