Notícias / Alimentação e Food Service / Até que ponto sua atitude pode quebrar barreiras?

Até que ponto sua atitude pode quebrar barreiras?

Por Daniel Roque

Compartilhe:   

Atitude é uma palavra que sempre esteve no DNA da Cacau Show e fazemos deste dizer nosso dia a dia. A decisão de colocar uma meta de expansão de negócio, não somente de forma digital, mas em lojas físicas e, em meio a uma pandemia, foi um ato de coragem e, principalmente, uma atitude.

 

É uma meta muito “puxada” quando comparada ao mercado e, até mesmo, a história da nossa marca. Porém, não teríamos chegado aonde estamos hoje, caso nossa marca não fosse reconhecida pelos nossos consumidores e consolidada em seu mercado, certo? Hoje, em apenas 9 meses desde o início da meta, estamos a somente 22 contratos de distância do nosso objetivo final de 500 lojas, que tinha a expectativa de ser cumprido em 12 meses. Mas, como isso se deu em meio a uma pandemia?

 

Desde o começo do ano, apesar de um cenário ainda desanimador, as primeiras pontas de algo que poderíamos chamar de “início de esperança” já começavam a aparecer. O início das vacinações, com isso, uma leve, gradual, mas muito certeira e necessária retomada econômica.

 

 

E, muito mais do que atitude, para reerguer a economia, os empreendedores e trabalhadores precisam de mais uma coisa: oportunidades. Sendo assim, começamos a realizar diversas análises de mercado, isso desde o final do ano de 2020, chegando à conclusão de que, boa parte das pessoas que acabaram por ficar desempregadas ou então lidando com o home office entre outros fatores, estavam buscando começar a empreender.

 

Como a maior rede de chocolates finos do mundo, em número de lojas, sempre foi uma idealização continuar expandindo e aumentando a capilaridade do nosso negócio, sendo assim, precisávamos nos estruturar cada vez mais, para entregar o tão sonhado objetivo de abrir 500 novos negócios no ano de 2021.

 

E, para isso, estruturamos o nosso pensamento, como marca, mas também como pessoas, em 5 grandes pilares:

 

 

  1. A nossa postura mediante a situação. Nos mantemos sempre ativos, presentes e apoiando todas as partes interessadas (colaboradores, Franqueados, fornecedores etc., todos os envolvidos no negócio);
  2. Visão multicanal clara e estruturada, afinal, basicamente toda a informação, interação e “vida” tornou-se digital com  a pandemia, incluindo a mudança comportamental nos meios de compras do consumidor. Isso permitiu nos mantermos próximos, com alternativas de pontos de contato para que o consumidor sempre tenha acesso a nossa marca e produtos;
  3. Trabalhamos intensamente as oportunidades internas para que, independentemente dos aumentos de preços que a marca sofreu com insumos, embalagens, transportes, ou seja, em todas as partes da cadeia, nossos consumidores não sofressem alterações de preços. Sendo assim, continuaríamos com um dos nossos pilares sendo atingido, a democraticidade da nossa marca;
  4. Desenvolvimento de novos modelos de negócio, pensando no perfil deste novo investidor e neste novo momento econômico, reavaliando o potencial de retorno, mas sem afetar a experiência dos consumidores com a marca. Exemplos disso são: o modelo container e a atualização dos quiosques;
  5. Por fim, o positivismo. Obviamente, precisamos sempre ser realistas frente ao cenário que vivemos, mas o otimismo mantém as boas perspectivas para o futuro do negócio e assim, mantém a energia para desenvolvimento e continuidade do trabalho em sua melhor entrega.

 

2021 se mostrava e está sendo, de fato, desafiador, mas atentos aos desafios, os comportamentos acima nos fizeram ir mais longe, além do que jamais havíamos feito e isso nos traz segurança de continuar seguindo em frente, animados e otimistas com o futuro. 2022 está batendo a porta, qual será a sua atitude para o próximo ano?

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?