Início / Notícias / Alimentação e Food Service / MEI MEI desembarca na cidade maravilhosa

MEI MEI desembarca na cidade maravilhosa

Meta inicial da rede de comida asiática é abrir 10 unidades no Rio até o final do ano

MEI MEI desembarca na cidade maravilhosa
Isis Brum Publicado em 14 de Abril de 2025 às, 08h00. Atualizado em 14 de Abril de 2025 às, 08h00.

Compartilhe:   

A Mei Mei, rede de restaurantes de culinária asiática, desembarca na cidade maravilhosa. A marca inicia 2025 com duas unidades franqueadas no Rio de Janeiro com previsão de serem inauguradas ainda neste semestre. Até o final do ano, a marca pretende abrir 10 unidades no estado. 

Os novos restaurantes irão operar no Barra Shopping e Shopping Rio Sul, importantes centros de compra do Rio. Para Marcelo Cordovil, sócio e CEO da Mei Mei, a rede realiza, a partir de agora, um movimento importante para a concretização e solidificação do seu crescimento.

“A Mei Mei nasceu na capital paulista e opera por meio de franquias há mais de 15 anos, com presença maciça na capital e em algumas cidades do interior de São Paulo. Entendemos, depois de um processo recente de reestruturação, que segue em andamento, que chegou a hora de levar nosso modelo de negócios a novos mercados e não poderíamos iniciar esse processo por outro estado, que não fosse o Rio de Janeiro”, afirma o executivo.

Segundo André Nobre, executivo de Expansão da rede, a empresa fez um estudo do mercado de alimentação fluminense, com foco especial na culinária asiática. “Identificamos oportunidades muito interessantes para a entrada e consolidação da Mei Mei entre os consumidores no Rio, sejam eles cidadãos locais ou turistas", avalia Nobre. "Aliás, reconhecemos a capital como uma importante vitrine para a nossa marca em relação a outras regiões do País. Estabelecemos, então, como meta para esse ano, a abertura de pelo menos 10 franquias da rede em todo o estado”, destaca.

Busca por franqueados

Nobre conta que a Mei Mei aproveitou o processo de reestruturação iniciado em 2024, com a chegada de uma série de executivos à empresa, para repaginar as operações da franqueadora.

“Passamos um pente fino em cada uma das áreas da companhia, aparamos arestas, aperfeiçoamos atividades que já eram eficientes e assim nos preparamos para o desafio de levar a marca a novas praças, priorizando uma estratégia de crescimento em espiral para que o acompanhamento e desenvolvimento das novas unidades franqueadas possa ser feito de perto”, explica.

O executivo revela que a busca por novos franqueados no Rio de Janeiro já está em andamento e que a franqueadora tem priorizado, em suas avaliações, pessoas que tenham conhecimento do mercado de alimentação com um olhar especial para operações realizadas em shopping centers.

Há predileção por investidores que possam se dedicar ao negócio integralmente e que tenham conhecimento e gosto pela gestão de pessoas. “Felizmente, temos uma demanda interna dos franqueados atuais por novas operações. Acho que é um bom sinal. No entanto, para chegarmos em outras praças, acreditamos que o trabalho de desenvolvimento da marca precisa ser cuidadosamente estruturado. Para isso, a presença de novos franqueados será fundamental, daí vem a necessidade de desenvolvermos parceiros locais em cada região”, analisa Nobre.

O executivo também destaca o trabalho de inteligência desenvolvido pela equipe de marketing e desenvolvimento de marca, que vai até as praças de interesse para uma pesquisa ampla com os consumidores locais. “Nossos profissionais passam dias pesquisando os hábitos do consumidor e suas preferências, in loco, para oferecer a melhor experiência possível aos nossos potenciais clientes".

Modelo de franquia

Fundada em 1991, a Mei Mei iniciou o processo de franqueamento em 2008. Atualmente, são 40 franquias em operação, presentes no estado de São Paulo.

O investimento para abertura de uma franquia é de aproximadamente R$ 1 milhão. O retorno do investimento acontece no período entre 30 e 48 meses. Já o faturamento mensal alcançado pelas operações é de R$ 250 mil e são necessários, aproximadamente, 15 colaboradores para o desenvolvimento das atividades.

Os restaurantes da marca operam em espaços com tamanho médio de 40m², que se destacam por servir grandes sucessos da culinária asiática, dispostos em um buffet atrativo, que permite aos clientes montarem seus pratos de forma customizada.

O buffet é composto majoritariamente por pratos das cozinhas japonesa e chinesa, com mais de 30 tipos de sushis, como niguiris, hot rolls, hossomakis, uramakis e jyos. Entre os pratos quentes, o yakissoba e frango xadrez se destacam como carros-chefes da casa. Para quem busca opções mais saudáveis, o menu também inclui temakis e pokes.

Imagem: Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?