O setor de alimentação é bastante competitivo, porém de acordo com a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o setor de alimentação fora do lar representa 2,4% do PIB brasileiro, além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e já corresponde a 26% dos gastos dos brasileiros com alimentos, sendo ainda responsável pela geração de 6 milhões de empregos em todo o Brasil.
Para o empreendedor que gostaria de abrir uma temakeria é importante ter em mente o público alvo desse tipo de restaurante que abrange jovens de 18 a 30 anos.
A estrutura para a abertura da unidade, geralmente, é pequena, ficando em torno de 40 m², dividido entre ambiente de atendimento e produção. Já a equipe de colaboradores pode ser composta por um sushiman, atendentes para balcão, auxiliar de cozinha e caixa.
Franchising
No sistema de franquias, o franqueador fornece ao franqueado o direito de comercialização de seus produtos e serviços, além de seu conhecimento, ou seja, seu know-how e gerenciamento.
A compra de uma franquia, normalmente, exige um investimento inicial alto, pois contempla valores de instalação, equipamentos e funcionários.
No setor de franchising, o segmento de alimentação cresceu 16,6% em faturamento em 2013, foram mais de R$ 23 bilhões. Com 637 redes franqueadoras e mais de 20 mil unidades de franquias.
Fonte
Divulgação