Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Franquia de cerveja artesanal registra crescimento de vendas no verão

Franquia de cerveja artesanal registra crescimento de vendas no verão

A cervejaria Dogma está entre as marcas que maior faturamentona estação mais quente do ano

Franquia de cerveja artesanal registra crescimento de vendas no verão
Sua Franquia Publicado em 24 de Dezembro de 2019 às, 16h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Que cerveja combina com verão é indiscutível! E no dia 22 de dezembro que começou a estação mais quente do ano, um período muito propício pela alta na procura pela bebida, o que não é diferente com franquia de cerveja artesanal Dogma, presente no mercado desde 2015.

A rede de cervejaria se consagrou por conta dos rótulos inovadores, tal qual a cerveja com manga e goiaba, tanto que em 2017 abriu o seu próprio bar em São Paulo. No verão, as IPAS e Double IPAs são os estilos mais vendidos da marca, inclusive elas são as especialidade da Dogma.

A curiosidade dos consumidores que não possuem fácil acesso ao centro de São Paulo - local onde está localizado o bar da Dogma - fizeram com que a marca entrasse para o ramo do franchising esse ano. No total, a marca investiu R$1,5 milhão para dar o pontapé inicial. “A primeira franquia será inaugurada em breve, justamente no verão, então o franqueado irá conseguir aproveitar um período de alta demanda”, explica Leonardo Satt, um dos sócios fundadores da marca.

Outra questão que contribui para o aumento das vendas no verão são as cervejas artesanais, já que atualmente os consumidores buscam qualidade ao invés de quantidade. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), levando em conta o número de cervejarias que abriram no Brasil, só no ano passado, a cada dois dias, uma nova cervejaria artesanal surgiu no país. De 1999 até 2009, a quantidade de fábricas saltou de 192 para 255, registrando uma ampliação de 32,8%. Já de 2009 para 2019, o salto chegou a mil, um crescimento de 292,1%.

Embora registrem crescimento acentuado no verão, as cervejarias conseguem manter o faturamento nas outras estações do ano investindo em cervejas mais encorpadas e que levam café e cacau em sua produção. “Em cada estação os consumidores preferem um determinado estilo de cerveja, então é possível apreciar uma cerveja no frio sim, como por exemplo, uma Stout”, diz o empresário.

O investimento fixo para abrir uma cervejaria da Dogma é de R$400 mil. A franquia também irá introduzir em seu menu comidas elaboradas e desenvolvidas exclusivamente pela marca. Também é possível realizar parcerias com food trucks, desde que fique clara a separação dos negócios.

 

Sobre a Dogma

Fundada em 2015, a marca nasceu da paixão de três amigos por cervejas com personalidade. Bruno Moreno, da Cervejaria Serra de Três Pontas; Luciano Silva, da Noturna e Leonardo Satt, da Prima Satt, já se ajudavam com receitas, produção e logística quando decidiram unir forças numa única empresa. Famosa pelos rótulos sazonais e pelas receitas criativas e lupuladas, a Dogma conta com mais de 180 rótulos que agradam consumidores ávidos por qualidade e complexidade. A marca já conquistou três vezes o título de melhor cervejaria do país pelo portal RateBeer (2015, 2017 e 2018).

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?