Alimentação dos filhos é sempre uma preocupação, ainda mais numa vida agitada e quando o assunto é a lancheira da escola. Colocar apenas lanches e produtos industrializados e “práticos” nem agrada muito pais e mães. Para a assistente social Larissa de Souza a lancheira escolar sempre foi sagrada, mesmo com o corre-corre de dois empregos, sempre buscou colocar sucos naturais, lanches saudáveis e frutas. Até que um dia, visitou o intervalo das duas filhas percebeu que praticamente só ela enviava itens naturais, fato que fez surgir a ideia de oferecer lanches saudáveis para as mães da escola das filhas. Com R$3 mil, Larissa, 37 anos investiu na abertura de sua empresa: a Snack Saudável, especializada em delivery de lanches saudáveis, com cardápio produzido por uma nutricionista. Atualmente a marca atua no franchising, sendo a única marca do ramo, completamente pioneira e inovadora.
No início da operação do negócio, a empresária passou a montar kits de lanches saudáveis direcionados para crianças e que eram vendidos aos pais na porta das escolas. Em 15 dias de trabalho, a empreendedora somava uma carteira de 60 clientes.
Com o aumento das vendas, a fundadora da Snack Saudável viu a necessidade de expandir o negócio, e, em janeiro 2017, a marca passou a fazer parte do franchising. “Contamos com a orientação inicial do Sebrae e depois fomos a busca de uma empresa que já tivesse experiência em formatar marcas de sucesso em São Paulo”, diz Larissa. O modelo negócios da marca é microfranquia, com investimento inicial de R$80 mil.
Hoje, com dois anos de atuação, a marca conquistou o mercado brasileiro e acumula 45 franquias em todo o país - sendo 4 unidades em São Paulo - e já faturou o primeiro milhão. Com o sucesso da marca em Ji-Paraná/ Rondônia, o negócio se expandiu para outras regiões do país e, atualmente, as unidades franqueadas estão distribuídas em Brasília, Ariquemes, Porto Velho, Gravataí, Campo Grande, Americana, Sorocaba Penha, Belém, dentre outras.
Trajetória
Larissa é uma daquelas mulheres que comprovam que para alcançar o sucesso na vida profissional e pessoal, é necessária uma boa dose de resiliência e muito trabalho. A jovem descobriu sua veia empreendedora muito cedo. Em 1994, aos 13 anos de idade, ensaiou os primeiros passos na criação do próprio negócio com a fabricação de caixas de presentes para parentes e amigos, a iniciativa foi ampliada e os produtos passaram a ser comercializados em lojas da região onde mora até hoje, em Rondônia.
Mais tarde, aos 25 anos, Larissa Souza passou a estagiar como assistente social, porém continuou aperfeiçoando seu lado empreendedor. Nas horas vagas, atuava no segmento de vendas diretas, com a comercialização de produtos de beleza por meio de catálogos. "Nesta época, também comecei a vender trufas. Como meu estágio terminou, foram elas que me ajudaram a pagar a prestação da casa própria e do carro", explica.
Decidida a se tornar uma empreendedora bem-sucedida, Larissa apostou todas as suas fichas na Snack Saudável. No cardápio, a empresa oferece frutas, sucos naturais e carboidratos, como hambúrguer, pães de queijo caseiros e bolos de cenoura.
Mercado feminino
Recente pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulher aponta que as mulheres representam 43% dos empreendedores brasileiros. Além da intensa rotina no mercado corporativo, muitas delas já são mães. Conciliar as tarefas profissionais com as responsabilidades da criação de um filho não é tarefa fácil, mas existem muitas empreendedoras que cumprem a dupla jornada com sucesso.
As mulheres também são a maioria dos franqueadas da Snack Saudável. “Em nossa rede 70% dos franqueados são mulheres e mães que buscam por uma nova oportunidade de negócio e que também se identificam com o segmento, principalmente por já terem enfrentado a dificuldade de encontrar lanches nutritivos para os filhos. Os homens representam 30% dos franqueados, inclusive, alguns que não tem filhos. Eles já enxergaram que o segmento de alimentação saudável está em alta e oferecer isso para crianças é algo muito promissor”, conta Larissa.
Já entre os clientes as mulheres mães são as que fazem mais pedidos. “Há também pais clientes e são muito pontuais em termos de pagamentos e exigências. Do total, cerca de 10% dos clientes representam o sexo masculino”, complementa a empresária.
A rede Snack Saudável ainda não possui concorrentes no franchising. “Não existem redes que concorram diretamente conosco, apenas pequenos empreendedores que se inspiram em nossa ideia e não são em todos os lugares”, conclui.