Rubens Magno, de Belém/PA, é formado em Administração de Empresas e fez carreira em uma multinacional do setor de alimentação. Porém, seu primeiro contato com o franchising foi como franqueado de uma marca do setor de educação. Já em 2011 voltou para sua área e foi gerenciar uma unidade franqueada da Pizza Hut. A experiência deu tão certo que, em 2012, adquiriu uma franquia da marca com mais dois sócios.
De lá pra cá, Rubens e seus sócios acumulam seis unidades no estado do Pará, assumindo o papel de multifranqueados. Em Belém, estão em três em shopping centers e duas lojas de rua, além de uma unidade na cidade paraense de Ananindeua, na Região Metropolitana da capital. Considerando a experiência e o potencial de crescimento da marca, planejam abrir em breve mais unidades no estado, visto que o sucesso da marca é indiscutível. A rede de franquias Pizza Hut é a maior rede de pizzaria do mundo e está presente em 100 países com mais de 16 mil restaurantes distribuídos pelos cinco continentes. A marca emprega mais de 250 mil funcionários anualmente.
Por dia, 11,5 milhões de pizzas são vendidas para mais de 4 milhões de consumidores da Pizza Hut no mundo. Presente desde 1989 no Brasil, atualmente são cerca de 180 restaurantes distribuídos em 23 estados e mais de 60 cidades, atingindo o número de 1 milhão de pessoas consumindo Pizza Hut por mês.
Plano de expansão
Para expandir, o modelo de negócio da marca disponível para novos franqueados requer um investimento a partir de R$775 mil, que pode variar de acordo com o formato de loja escolhido.
Até o final de 2018, Pizza Hut pretende abrir 35 novas unidades, chegando a 215 restaurantes no país. A previsão da rede de franquia é abrir 700 novas unidades no país até o final de 2023, sendo que quase a totalidade das 700 novas unidades serão implantadas no modelo de franquia.
Para isso, a empresa investirá R$ 75 milhões nos próximos 2 anos para abrir 35 lojas próprias, mas o foco será a expansão por franquias. A expectativa da rede é comercializar 150 novas franquias até o final de 2019 em todas as regiões do país.
Segundo a marca, mesmo no estado de São Paulo, onde Pizza Hut tem 65 unidades, existe um enorme potencial de crescimento. O mesmo cenário se repete em praticamente todos os outros estados do país. O objetivo é tornar a operação da Pizza Hut no Brasil uma das maiores do mundo.
O plano de crescimento da Pizza Hut no Brasil passa pela implantação de um novo modelo de franquia, mais flexível e direcionado tanto aos grandes quanto aos médios e pequenos investidores.