Redes de franquias focados na capacitação de pessoas interessadas em cursos de culinária e gastronomia tem oferecido boas oportunidades de negócios para empreendedores. Entre os impulsionadores do ramo também está a busca cada vez maior das pessoas por crescimento profissional e oportunidades de trabalho.
O ramo de culinária é formado por escolas que oferecem cursos voltados tanto para quem busca a praticidade de ter habilidades para cozinhar no dia a dia como quem deseja se dedicar à arte da gastronomia, seja profissionalmente ou mesmo apenas como um hobby.
A Instituto Gourmet já vem a um tempo sentindo um crescimento pela procura deste tipo de cursos profissionalizantes. “Hoje a busca de capacitação, cursos e pesquisas é a chave principal do crescimento profissional, sem isso não dá para acompanhar o mercado, há inovações todos os dias, é campo desafiador. Dessa forma, nossa escola é destinada aos interessados em ingressar profissionalmente na área de gastronomia. Estamos sempre em busca de inovação, por isso desenvolvemos cursos com flexibilidade de horários e certificado profissional”, ressalta Robson Fejoli, Diretor Comercial da rede de franquias.
A rede oferece um ensino qualificado com técnicas da cozinha clássica e contemporânea, de forma atual e descontraída. Os alunos aprendem truques especiais para manipular ingredientes, utensílios, higienização, contando também com demonstrações teóricas e práticas. No mercado de franquias desde 2017, a empresa já conta com 23 unidades e a a expectativa para este ano é de crescimento em 200%. O investimento inicial em uma nova unidade da marca é a partir de R$250 mil.
Já a rede de franquias IGA - Instituto Gastronômico das Américas, é uma rede internacional de escolas de gastronomia com atuação em 7 países. A marca cresce de forma sustentável no Brasil e planeja até o final do ano que vem estar com 20 novos contratos assinados para levar treinamento e capacitação na área de gastronomia e culinária para ainda mais cidades brasileiras.
A empresa, criada na Argentina, está no Brasil desde 2008 e atualmente possui cerca de39 unidades. Além da Argentina, possui presença no Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e EUA superando 100 unidades franqueadas. As escolas IGA oferecem cursos livres e profissionalizantes de gastronomia e de culinária para crianças, jovens e adultos. O grande diferencial que vem atraindo cada vez mais número de alunos é a metodologia no ensino, baseada na experimentação e ensino prático. O investimento para abrir uma escola é a partir de R$ 300 mil com taxa de franquia inclusa.