Havanna, a maior e mais tradicional marca de Alfajores da Argentina, expande seus negócios e apresenta as novidades na ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do país. A rede continua investindo no Brasil e ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional com inaugurações de lojas nas regiões Norte e Nordeste, como também com a implantação de novos modelos de negócios por meio de parcerias inovadoras store in store, com grandes redes como Saraiva e Santander.
Com o objetivo de expandir sua atuação em âmbito nacional, a rede estruturou o sistema de distribuição e logística para conseguir atender regiões menos atendidas pela marca e, hoje, está presente nas regiões Norte e Nordeste, contando com franquias em João Pessoa, Fortaleza, Teresina, Natal, Aracaju, e se prepara para chegar em Porto Velho, Manaus, Belém, Maranhão, Salvador, Maceió e Recife, ainda no primeiro semestre deste ano. Além disso, a empresa pretende reforçar a sua representatividade nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Já no formato store in store, Havanna trabalha com novos modelos de negócios como uma forma de reduzir custos e ampliar a rentabilidade dos franqueados. No ano passado, Havanna e Saraiva fecharam parceria e abriram sete cafeterias dentro das livrarias, transformando a “Hora do Cafezinho” em um momento agradável para saborear o delicioso doce argentino acompanhado de um café, durante a leitura de um bom livro.
Este ano, a marca fecha parceria com o Banco Santander e acaba de inaugurar a primeira cafeteria dentro de uma agência bancária, em que os funcionários podem realizar reuniões e encontro de uma forma diferenciada, como também usar a loja como espaço de coworking. No modelo store in store, o investimento inicial é bem menor do que uma loja convencional e a expectativa da Havanna é inaugurar mais dez cafeterias neste modelo de negócio até a metade do próximo ano.
Com a estratégia da marca em focar na expansão em âmbito nacional e nos novos modelos de negócio, a empresa prevê duplicar o número de lojas, passando dos 53 atuais para 106 unidades até o final de 2018, e fechar o ano com um faturamento de mais de 100 milhões de reais. “A empresa se adequou ao cenário econômico para atender da melhor forma o empreendedor interessado em uma franquia Havanna. Isso permitiu expandir a atuação em âmbito nacional e dar oportunidade aos empreendedores que buscam o ramo de alimentação para investir em seus negócios próprios”, comenta o diretor geral da Havanna no Brasil, Diego Schiano.
Além da abertura de novas lojas, a marca também traz outras novidades para aumentar o faturamento dos franqueados. Entre as ações para manter a rentabilidade da rede, está a implantação de um novo cardápio com a adaptação de algumas receitas e a introdução de novos produtos doces e salgados, além de receitas regionais.
Com investimentos compatíveis, Havanna trabalha com dois modelos de negócios, que incluem cafés quiosques e cafeterias completas, que unem doces à base de doce de leite e uma cafeteria argentina. Os investimentos para abertura de uma franquia Havanna é a partir de R$ 280 mil. As operações geram de três a 12 empregos diretos e o tíquete médio é de R$ 27,00.
Havanna tem uma proposta ideal para quem quer investir no negócio, já que oferece muito mais que somente o alfajor argentino. A marca traz diferenciais competitivos que tornam a marca única no mercado. Possui uma rede de cafeterias especializada em proporcionar todo o conforto para os clientes, com atendimento direto na mesa, e traz um amplo cardápio que vai desde bebidas quentes e geladas à base de café, até lanches e quitutes salgados e doces. Além dos produtos exclusivos, ideais para presente, é considerada um tipo especial de cafeteria com um ticket médio maior que o praticado pelo mercado. Outro diferencial é a comercialização de produtos sazonais à base de doce de leite, como panetones e ovos de Páscoa, desenvolvidos especialmente para o paladar brasileiro, que frequentemente superam as expectativas de venda.
Fonte: Assessoria