Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Como é ter uma unidade franqueada do ramo de alimentação em estádios de futebol?

Como é ter uma unidade franqueada do ramo de alimentação em estádios de futebol?

Rede de pizzaria gaúcha Oca de Savóia vende mais de 14 mil pedaços de pizza na final da Copa Libertadores da América

Como é ter uma unidade franqueada do ramo de alimentação em estádios de futebol?
Sua Franquia Publicado em 06 de Março de 2018 às, 11h47. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Presente na Arena Grêmio e no Beira Rio, em Porto Alegre, a Oca de Savóia vem mudando o conceito de alimentação dentro de estádios ao vender pizzas em fatias em jogos e eventos. Durante as duas partidas da decisão da Copa Libertadores da América deste ano, que marcou a conquista do terceiro título do tricolor gaúcho, a rede acumulou números incríveis de vendas: foram 14 mil pedaços comercializados durante os dias que marcaram a final do torneio.  

“Esse número superou a média de venda por evento na Arena, que costuma ser de cinco mil”, explica Fábio Xavier, CEO da rede de pizzarias, que conta com 12 unidades no estádio do Grêmio. 

Atualmente, o tradicional cachorro-quente perdeu a preferência entre os freqüentadores dos estádios. A pizza vem se tornando, sem dúvida, o produto mais vendido nessas duas arenas. Um dos motivos de a pizza ser tão bem aceita é por trazer saciedade ao consumidor, além de ser um produto apropriado ao consumo em movimento. A pizza é preferência nacional para momentos de comemoração, como é o caso dos eventos em estádios.

“O principal desafio é entregar produtos em grande volume, em curto espaço de tempo (no intervalo entre o primeiro e segundo tempo dos jogos) e com a qualidade Oca de Savóia. Isso só foi possível com investimento em tecnologia de ponta e formação de equipe”, aponta Xavier.

Segundo ele, uma das vantagens de estar alocado em estádios de futebol é trabalhar com esporte e shows, que envolvem paixão. “Isso torna o trabalho descontraído e animado. Além disso, trata-se de um negócio que opera em média quatro dias por mês e é extremamente lucrativo para o franqueado. A pizza é um produto de altíssima aceitação e lucratividade. Para produzi-la, há um baixo custo de instalação e de pessoal. Além disso, há a possibilidade de operar em pequenos pontos, reduzindo a taxa de ocupação”, complementa.

A rede

A Oca de Savóia iniciou como uma pizzaria de sequência e aos poucos se tornou referência em Porto Alegre. Em 2013, abriu oportunidade de franquias e vem crescendo desde então.

Os diferenciais da marca são a qualidade e padronização de produtos, que contam com produção de insumos centralizada. Isso facilita a operação das lojas e a experiência na operação de arenas e estádios. 

A expansão, ao longo dos anos, se deu de forma natural devido ao sucesso das primeiras operações. Iniciaram a expansão fora do Rio Grande do Sul em agosto de 2017 e já possuem duas lojas em fase de implantação em São Paulo. Também estão em negociação com dois clubes da capital paulista, o que seria o início das operações em estádios fora de Porto Alegre.

A Oca não se diferencia das pizzarias tradicionais apenas por vender o produto em fatias. A empresa congela seus produtos a -40°C com hidrogênio, processo que os mantêm hidratados. Com isso, o sistema conserva o sabor das massas e dispensa o uso de conservantes químicos.

Com 37 unidades em operação em shoppings, lojas de rua e dentro de estádios, a Oca de Savóia consolidou seu nome na região Sul do Brasil ao longo dos dez anos que já atua no mercado de fast food. Atualmente, está em expansão pelo Sudeste do país.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?