Uma rede de franquias do ramo de alimentação precisa sempre ter boas práticas para garantir a qualidade dos serviços oferecidos bem como a sustentabilidade do negócio. Segundo o Sebrae, a boa gestão de recursos e a sábia utilização de equipamentos são fatores importantíssimos, mas não podem estar desacompanhados da higiene, uma das primeiras características avaliadas por clientes e fiscais.
A instituição aponta que há uma gama extensa de fatores que precisam ser bem gerenciados para garantir a qualidade do estabelecimento, mas, que também podem prejudicar a reputação do mesmo, se ignorados. O gestor do local tem o dever de dedicar atenção a cada detalhe que compõe a operação do negócio e ter certeza que tudo está na melhor forma possível.
Veja a seguir as dicas do Sebrae para manter um estabelecimento do ramo de alimentação em níveis de higiene que geram um serviço com a qualidades esperada pelos consumidores:
Higiene pessoal
É extremamente importante que se cuide para a higiene dos funcionários, com especial atenção para a limpeza das mãos.
Limpeza de equipamentos e utensílios em geral
Resíduos alimentares podem permanecer em seus equipamentos e utensílios. Atente bem, após o uso, para este possível problema. Também é necessário que não se trate a lavagem de utensílios gerais como algo mundano, mas sim uma peça chave na reputação do seu negócio e satisfação de seus clientes. Afinal, nenhum deles quer ver uma sujeira em seus talheres, não é mesmo?
Manutenção da limpeza do espaço interno e externo
O espaço interno do restaurante deve permanecer sempre em boas condições, pois não é apenas o espaço que sua clientela ocupará, mas também engloba a área dedicada ao armazenamento e preparo dos alimentos. Contudo, não negligencie o espaço externo, pois a falta de cuidados pode resultar no crescimento de pragas como insetos e roedores ao redor do seu estabelecimento, prejudicando o bem-estar dos seus clientes e a confiabilidade do seu produto.
Correto manuseio de equipamentos
A utilização dos equipamentos presentes no estabelecimento é fundamental ao preparo dos alimentos, mas para garantir a qualidade do mesmo, é importante que se atente à forma que estão sendo utilizados: como gestor, atente-se à manutenção do equipamento e suas peças, sua limpeza e eficiência, bem como os cuidados higiênicos do responsável por utilizar tal equipamento que podem vir a influenciar negativamente o processo de uso e os resultados daí advindos.
Fonte: Sebrae