Dia do Hambúrguer: X-Salada continua o queridinho do Brasil. De acordo com pesquisa, apenas 48% das pessoas preferem hambúrgueres não tradicionais
No próximo domingo, dia 28 de maio, será comemorado o Dia Internacional do Hambúrguer. O PedidosJá, plataforma de delivery, aproveitou a ocasião para pesquisar os principais costumes no momento de comer um hambúrguer com 4 mil brasileiros.
Mesmo em tempos de ‘gourmetização’, em que diversas ingredientes não convencionais são inseridos em lanches, os hambúrgueres tradicionais, como X-Salada, X-Egg e X-Bacon, ainda são os mais consumidos pelos respondentes, com 52% de preferência.
De acordo com a empresa, a quantidade de foods trucks e hamburguerias gourmets abertas nos últimos anos acabou trazendo uma mudança cultural nos hábitos dos consumidores, visto que 48% tem preferido hambúrgueres artesanais, gourmets e até mesmo veganos, representado por 48% dos pesquisados”, explica.
Uma curiosidade revelada pelo estudo é que o hambúrguer ‘ao ponto’ continua sendo a opção da maioria dos consumidores, com 73% de preferência. Já 17% costumam pedir a carne bem passada e 10% optam normalmente pela mal passada. A pesquisa aponta ainda que, atualmente, 15% das hamburguerias brasileiras já possuem ao menos um lanche vegano ou vegetariano em seu cardápio.
A Fry’s Burguer, por exemplo, tem opções de hambúrgueres para todos os gostos. Dos tradicionais x-bacon e x-burger até as opções especiais como o Parmegiano (clássico italiano de hambúrguer, com molho de tomate italiano e parmesão ralado) e o Mega Monster (2 hambúrgueres, cheddar, gorgonzola e cebola no shoyo). Hoje a marca opera com 11 unidades, sendo 2 próprias e 9 franqueadas. E, acreditando no potencial desse ramo que não é nada sazonal, a marca prevê fechar o ano com ao menos mais 4 unidades e está em busca de empreendedores que possam se dedicar integralmente ao negócio, tenham experiência no varejo, capacidade de investimento e espírito de equipe.
Já a You Burguer, rede de fast food criada em 2012 e que desembarcou este mês na cidade de São Paulo, ali na Consolação e aposta numa novidade para os clientes não perderem tempo para fazerem seus pedidos: oferece a possibilidade de montar seu próprio sanduíche em uma tela ‘touch screen’ e assim escolher todos os ingredientes do seu lanche. Ou seja, montar da forma mais tradicional ou inventar sua própria versão ‘gourmet’. Outro diferencial da tecnologia é a possibilidade de cadastrar a combinação escolhida no próprio sistema da lanchonete. Caso o consumidor queira o mesmo lanche em uma nova unidade, basta cadastrar o nome do sanduíche e pedi-lo novamente.
Em contrapartida, a Burger Lab é uma rede de fast food especializada em hambúrguer gourmet, em que o cliente também pode montar seu lanche na hora, escolhendo pão, hambúrguer, queijo, toppings e acompanhamentos. Mas também um cardápio com combinações prontas de lanches para pedido.
E, por fim, o Big X Picanha, uma das grandes redes do ramo com 44 unidades, tem o foco de trabalhar com sanduíches com muita fartura de ingredientes. O cardápio oferece mais de 20 lanches entre hambúrgueres e especialidades e o carro chefe da casa é levo o nome do restaurante - o Big X Picanha, é feito com pão de hambúrguer com gergelim, tiras de picanha temperada, maionese da casa e uma generosa camada de queijo com tomate e cebolas cortadas em cubos e cheiro verde.