Como escolher o local para abrir uma pizzaria? A estratégia da escolha do local de uma pizzaria deve estar atrelada ao público alvo do negócio. Veja as dicas das redes de franquias
A localização de uma pizzaria é dos fatores que mais impactam o sucesso ou não do negócio e, por isso, certamente é uma das decisões mais difíceis nas mãos dos empreendedores. O caminho mais comum é pensar em locais próximos a grandes centros comerciais, shoppings, avenidas de boa circulação de pessoas e veículos a noite e bairros residenciais. O desafio parece simples, mas não é, então, contar com o apoio de consultorias de negócios para elaborar o planejamento da pizzaria como um todo pode ser uma boa aposta. Outro caminho pode ser confiar no know how das redes de franquias do segmento para dar esse pontapé inicial.
Como em todos os ramos de negócios, há muitas possibilidades de atuação e para pizzarias não é diferente. E esse é um aspecto que interfere e muito na escolha do local. Então, antes de pensar no local de implantação, é importante definir se a pizzaria operará com modelo de negócios delivery ou atendimento em salão (restaurante) – ou os dois.
Em linhas gerais, para operar como delivery, a recomendação dos especialistas é que a pizzaria seja implantada em um bairro mais residencial ou em avenidas com fácil acesso a vários bairros residenciais. Agora, se a escolha for abrir uma pizzaria com atendimento em salão talvez seja interessante pensar em regiões cTom grande circulação de pedestres e veículos ou instalar-se em praças de alimentação ou regiões já conhecidas por terem grande oferta de restaurantes.
A rede de franquias Patroni, por exemplo, tem como estratégia escolher pontos comerciais nos principais shoppings do país e se encarrega de identificar todas as informações estratégicas dos locais com potencial de crescimento, para depois oferta-los aos futuros franqueados. “A ideia é que o franqueado tenha total segurança na escolha do ponto e, para isso, a marca conta com toda uma equipe especializada para a avaliação dos pontos comerciais. O principal é avaliar a viabilidade do projeto, tanto em relação aos custos quanto aos detalhes que envolvem a operação, como circulação de público e benefícios para atrair o consumidor, como facilidade de acesso e segurança”, esclarece Rubens Augusto Jr., fundador e presidente da Patroni, rede de franquias com possui 210 unidades, sendo 98% em praças de alimentação de shoppings centers.
Já a franqueadora Leve Pizza, que atua com delivery e retirada da pizza pré-assada no estabelecimento, sempre indica para seus franqueados que escolham ruas e avenidas com grande fluxo de pessoas e próximo a outros comércios que gerem uma grande circulação de possíveis clientes. “Levamos em consideração locais com boa localização e de fácil acesso aos clientes e com estacionamento adequado, o que é um grande diferencial para nossa rede”, comenta Tiago Azem, diretor executivo da Rede Leve Pizza. A rede tem a maioria das cidades já mapeadas e com áreas fracionadas para o ingresso de novos franqueados, entretanto, caso as opções não sejam de agrado dos franqueados, é oferecido suporte na escolha de outro ponto que seja adequado para o sucesso da operação. Com essa estratégia a rede planeja conquistar 200 novas unidades em todas as capitais do país.
Por outro lado, há redes de franquias de pizzaria que fazem estudos de locais para abertura de novas unidades de olho em públicos mais específicos. A Fórmula Pizza possui locais já mapeados para abertura de novas unidades, com uma melhor viabilidade e também oferece a opção de novos estudos a partir do interesse dos candidatos a franqueado, mas sempre com foco na renda domiciliar da região, pois a marca foca em locais com maior renda per capita, o que inclui as classes C1 a A2.
Outro ponto avaliado pela marca na hora de escolher o local ideal são os concorrentes instalados na mesma região. “A escolha do local certo para implantação da unidade é algo extremamente importante e um dos principais fatores de sucesso da operação, por isso, damos toda assessoria ao franqueado desde antes do fechamento do contrato”, ressalta Henrique Mol, diretor executivo da Fórmula Pizza.
Segundo Mol, a franquia analisa vários fatores para tomada de decisão do melhor local, entre eles, a densidade populacional, porque como o principal foco da marca é o delivery, a distância entre a loja e a casa do cliente é muito importante para que o pedido chegue de forma mais rápida. “Para que isso ocorra, são estudados locais com alta densidade por metro quadrado, sendo neste caso, lugares com alta verticalização (muitos prédios) que acabam possuindo vantagens nestas análises”, comenta.
Em paralelo, Silvio Magri, diretor comercial da Fatirella Pizzas, marca que opera tanto lojas de rua como delivery, observa que, quando o foco é atendimento em salão, é importante estar próximo a escritórios, outros comércios, escolas e faculdades. “Damos preferencias por locais de grandes concentrações de trânsito de pessoas, como avenidas movimentadas, melhor ainda se for em esquinas”, conclui Magri.