Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Adaptação cultural é parte do sucesso de franquias internacionais

Adaptação cultural é parte do sucesso de franquias internacionais

Redes de franquias adaptam seus produtos para sobreviver a mercados diferenciados

Adaptação cultural é parte do sucesso de franquias internacionais
Sua Franquia Publicado em 11 de Março de 2017 às, 00h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

Adaptação cultural é parte do sucesso de franquias internacionais: Redes de franquias adaptam seus produtos para sobreviver a mercados diferenciados


Para adaptar o conceito da rede ao paladar brasileiro, as 103 lojas da Starbucks no país passam a oferecer o tradicionalmente brasileiro pão na chapa. Esse é o tipo de adaptação comum que redes internacionais precisam fazer para agradar ao público local e ganhar novos consumidores. 

O Starbucks, inclusive, já fez isso por aqui. Nas suas lojas brasileiras é possível encontrar itens como o café Brasil Blend, Frappuccino Brigadeiro, pão de queijo, muffins salgados e panettone, tudo isso para chegar mais perto da realidade desse cliente.

O Mc Donald’s é outra rede que sabe bem que adaptar é preciso. Originalmente, nos Estados Unidos, o gigante do fast food tem um menu enxuto, sem grandes invencionices além dos itens tradicionais e que o tornam famoso. Mas no resto do mundo existe de tudo. De sanduíches com o nosso tradicional Catupiry brasileiro a um menu sem Big Mac na Índia, país que não consome carne bovina.

Leia mais: 6 lições de Ray Croc para o mundo do franchising 

Como não poderia ficar para trás, o mesmo acontece com a pizza mais famosa do mundo, a Pizza Hut, que na Alemanha oferece pizzas cobertas com Mac&Cheese (macarrão com queijo), hortelã no Oriente Médio e no Brasil um sanduíche com pão feito com a massa da pizza pan.

Parece divertido e realmente é. Mas, mais do que isso, tais adaptações culturais podem ser a diferença para que uma rede de franquias sobreviva a mercados locais ou morra na praia. Um conhecido caso é a rede Arby’s, sucesso nos Estados Unidos, que, embora tenha agradado ao público brasileiro, não teve tanta força para continuar no país. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?