Início / Notícias / Alimentação e Food Service / Franquia de microcervejarias é aposta quente

Franquia de microcervejarias é aposta quente

Com a explosão das cervejas artesanais no Brasil, as microcervejarias crescem 20% ao ano e têm no franchising a melhor forma de expansão

Franquia de microcervejarias é aposta quente
Sua Franquia Publicado em 15 de Janeiro de 2017 às, 00h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

Franquia de microcervejarias é aposta quente: Com a explosão das cervejas artesanais no Brasil, as microcervejarias crescem 20% ao ano e têm no franchising a melhor forma de expansão


As cervejas artesanais provenientes de microcervejarias brasileiras têm ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios e do franchising.  De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), o mercado de cervejas artesanais está em franco crescimento e representa uma oportunidade de negócio. O Brasil é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. De acordo com o Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal (Sicobe), de 2005 a 2014, a produção nacional de cerveja cresceu 64%.

Microcervejarias representam apenas 1% de todo o setor cervejeiro do Brasil, mas existe uma forte tendência de crescimento, principalmente pelo fato de os consumidores valorizarem cada vez mais as cervejas artesanais. Um estudo feito por economistas americanos em 2015, “Craft Beer in the United States: History, Numbers and Geography”, mostra que entre 1980 – no início da revolução das cervejas especiais – e 1990, o número de microcervejarias americanas cresceu exponencialmente, passando de 8 para 269 nesse período. E a tendência parece se repetir no Brasil.

Ao cair no gosto do público com as cervejas artesanais, o  segmento está em fase de expansão e o crescimento médio por ano é de 20%, segundo a Abrabe. Realizar essa ampliação por meio do franchising pode ser a maneira mais rápida e segura de buscar o crescimento de uma microcervejaria.  

As características das regiões brasileiras em relação a esse mercado são: ƒ

Sul e sudeste: concentram o maior número de microcervejarias;  

Centro-oeste: está ganhando destaque e já conta com um processo de expansão significativo;

Norte e nordeste: menos significativas, porém, com grande possibilidade de expansão, apesar de o crescimento se dar de forma mais lenta.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?