O alimento de forma saudável, com produtos frescos, que não coloquem em risco a dieta, mas sem perder o sabor. E é claro, acessível financeiramente. Esse é conceito da marca Tapi Carioca, do Rio, especializada em tapiocas artesanais, sem glúten e com índice glicêmico reduzido. A proposta nasceu para agradar a todos os públicos, se tornando uma opção cada vez mais democrática, independente do gênero, idade e classe social. Na Tapi Carioca é assim: o mix de produtos oferece desde a tradicional tapioca na manteiga, além de versões vegetarianas e opções doces, como a de banana com nutella, a brasileiríssima carne seca com coalho até a mais gourmet como a de sashimi de salmão com cream cheese. E ainda sobremesas à base de farinha de tapioca foram planejadas para a variedade saudável do alimento, com riqueza do paladar.
A missão da empresa é ser referência no mercado de alimentação saudável, que observou a grande demanda atualmente por essa iguaria. Para tanto oferecem ao cliente novidades, bons preços e atendimento qualificado com seus produtos e recheios de alta qualidade. Uma gestão firme do negócio e planejamento estratégico de excelência foi fundamental e é com esse conceito que a loja Tapi Carioca, no Rio, especializada em tapiocas artesanais com sabores diversificados, formatou a franquia da marca apostando em três modelos de negócios: lojas, quiosques e eventos (food trucks e food bikes). Inicialmente apenas os dois primeiros modelos estão sendo franqueados. Em menos de trinta dias após o lançamento da franquia, 13 unidades já estão em fase de implantação e outras oito em fase de análise. Algumas das unidades já estão definidas nos shoppings Nova América, Via Parque, Tijuca Off Shopping, Botafogo Praia, Grande Rio, Boulevard Rio, Madureira e Meier Shoppings e, ainda no Metrô Saens Pena (Tijuca) e no bairro do Flamengo, entre outros.
Os sócios-diretores da empresa Rafael Lima, Alessandro Alves e Fernando Royo tem um plano de expansão estratégico e preveem 50 novas unidades até dezembro de 2016, no Rio de Janeiro. Já em 2017, pretendem expandir a marca para o todo o país, mensurando o potencial de 200 unidades até o final do ano citado. Paralelamente, será iniciado o modelo de negócios para eventos, bem como a expansão para o Exterior, pois já existem franqueados interessados. De acordo com o sócio-fundador Rafael Lima, em cinco anos, esperam estar em todos os estados do Brasil e em todos os continentes, com cerca de 400 operações da Tapi Carioca. O tempo médio de retorno e lucro do investimento é a partir de 12 meses. Segundo Alessandro Alves, o investimento nas operações padronizadas varia entre 106 mil reais (quiosque de 6 a 9 m²) a 140 mil reais (loja de 25 m², fora o ponto). Esses valores incluem, além da taxa de franquia (34.900 reais), treinamento, projetos, estrutura, marcenaria, sistema e todos os equipamentos necessários para a inauguração da operação, incluindo estoque inicial e capital de giro. Fornecemos grande parte de nossos insumos, fabricados na indústria alimentícia de um dos sócios, que tem mais de uma década de experiência em produção e distribuição de alimentos.
Em tempo de crise, a aposta dos sócios é a economia do País começar a se recuperar no segundo semestre de 2017, já com sinais de retomada a partir deste ano. Por isso, a opção foi entrar no mercado com uma das mais competitivas taxas de franquia do segmento de alimentação, o mesmo ocorrendo com o valor de royalties cobrados. “A aposta foi no menor investimento e maior rentabilidade do franqueado e na ampla assessoria do negócio, incluindo treinamentos de gestão financeira”, atesta o sócio Rafael Lima.