No momento em que o mercado vive um período de retração econômica, o segmento de franchising se mostra bastante consistente. Em 2015, registrou um crescimento de 8,3%, atingindo R$139,593 bilhões, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
O setor de Alimentação registrou crescimento de 8,9%, com um destaque especial para o segmento de sorveterias que, em 2014, registrou um aumento de 90,5% no consumo, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS).
Atuando no mercado de sorvetes há 18 anos, o chef Gelatiere, Leandro Sambini, decidiu abrir uma franquia de sorvetes em 2014, a Sr. Sorvete. Vindo de uma tradicional família de sorveteiros do interior de São Paulo, a rede sempre busca inovações para atrair mais clientes. Por isso, lançou um cardápio especial para o inverno que conta com grand gateau, sorvete assado, entre outras guloseimas.
Abaixo, Sambini dá cinco dicas para manter o sucesso de uma franquia de sorvete durante o inverno:
1. Regularidade
O grande erro dos sorveteiros no inverno é não manter a regularidade no horário de funcionamento e abrir mais tarde e/ou fechar mais cedo. Isso é um erro grave, pois o consumidor já está acostumado com o horário de atendimento. Criar um padrão, independente da estação do ano, é fundamental para manter sua clientela fiel no ambiente.
2. Cardápio de inverno
O sorveteiro sempre deve ter um cardápio para essa época do ano, isso desperta a curiosidade dos atuais clientes e atrai um novo público ao estabelecimento.
3. Inovação
Inovação é a palavra chave, pois não basta ter um cardápio de inverno. Tem que trazer algo novo, surpreendente, algo que tem um toque todo seu, transmitindo a ideia de exclusividade.
4. Marketing
Não deixar de investir em marketing é fundamental. Não adianta apostar em um cardápio de inverno, trazer inovação se não tiver uma boa divulgação.
5. Promoção
Promoções são sempre bem vindas e, nessa época do ano são fundamentais, pois alavancam as vendas e atraem novos clientes.