O Rei do Mate foi premiado como uma das redes de franquias mais engajadas por ações de motivação do Brasil. O prêmio foi entregue na 3ª edição da premiação Top 25 do Franchising Brasileiro, promovida pelo Grupo BITTENCOURT. Os vencedores foram anunciados na última quarta-feira durante o 6º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias de Negócios, também promovido pela consultoria.
Este é o terceiro ano consecutivo em que o Rei do Mate recebe o prêmio. No ano passado, o tema era inovação. Já em 2013, a conquista foi pelo relacionamento com os franqueados. “Estamos muito felizes em sermos reconhecidos por três anos seguidos. É o reconhecimento de uma empresa que, além de oferecer produtos de qualidade, é engajada e busca estar sempre à frente do seu tempo”, explica João Baptista, diretor de franquias e expansão.
O estudo para definir os escolhidos foi realizado entre os meses de maio e julho e contou com a participação de empresas franqueadoras e também de franqueados. O tema deste ano foi o engajamento nas redes de franquias e as ações de motivação. Segundo a consultoria, foram identificadas as empresas que geram maior envolvimento e comprometimento dos franqueados com o propósito da marca e com o negócio.
O Rei do Mate é considerado a maior rede de produtos à base de mate do país e uma das maiores cafeterias no formato franchising, com 20 milhões de atendimentos anuais nas mais de 340 unidades da empresa espalhadas pelo Brasil.
Rei do Mate
O Rei do Mate foi fundado em 1978, pelo empresário Kalil Nasraui, próximo a famosa esquina paulista das avenidas Ipiranga e São João. Esta primeira loja tinha cerca de 20 metros quadrados e conquistou os consumidores com sua receita de chá própria, consumida pura ou com leite, limão, caju e maracujá. Foi sucesso na década de 1980, tornando-se ponto tradicional do Centro paulistano.
Por mais de uma década o Rei do Mate manteve lojas próprias, sete no total, todas em São Paulo, que ajudaram a mudar o hábito de consumo de chá dos paulistanos. A entrada da segunda geração da família na empresa, em 1991, estruturou o negócio para que ele fosse multiplicado como franquia. Foram desenvolvidos novos produtos, novas combinações da bebida – que hoje chega a 100 – e café e pão de queijo foram incorporados ao cardápio.