Antes de buscar novos franqueados, garantir o aumento da lucratividade das unidades em operação. Com essa estratégia, a rede Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana, tem passado por esse momento de grande turbulência econômica que vive o país.
A rede montou uma equipe especial que presta consultoria de campo nas 21 unidades, presentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. O objetivo é potencializar resultados nas lojas que já atuam na rede.
“O país vive uma época de instabilidade econômica, onde a preocupação de todos os setores é diminuir gastos e aumentar os lucros. Nas empresas que atuam no sistema de franchising não é diferente. É preciso atenção total com entrada e saída do caixa, buscando o equilíbrio e a satisfação total dos franqueados”, afirma Márcia Benazzi, gerente operacional da Spedini.
A equipe de consultoria atua na análise dos dados das lojas, verificando faturamento, valor de tíquete médio, número de atendimentos, além de custos e despesas. “Com base nas informações obtidas, é elaborado um plano de ação com foco no aumento de performance da loja, seja através da melhora da estratégia de vendas, seja no controle de custos e despesas”, explica Márcia.
Enquanto o trabalho da consultoria de campo se concentra na gestão do negócio, assessorando o franqueado como empreendedor, o motivando a buscar cada vez melhores resultados, uma outra equipe, de controle de qualidade, atua na garantia do padrão e qualidade da holding.
Na ponta final da estratégia adotada pela rede, a meta é fazer com que franqueados satisfeitos não só se mantenham fiéis à marca como partam para novas unidades, no que a rede tem chamado de ‘expansão caseira’.
Para o gerente comercial da Spedini, Romano Fressato Neto, “trata-se de um jeito diferente, mas consistente de crescimento, com vantagens para franqueados e franqueadores. Para os primeiros, propicia a otimização de custos e diminuição de margem de erro, e, como resultado, aumento da lucratividade; para os segundos, a oportunidade de também crescer com segurança e qualidade, já tendo bastante conhecimento dos empreendedores que carregam sua marca”.
Fressato Neto afirma que “ao abrir a segunda ou mais unidades, o franqueado observa que a curva de aprendizagem é muito menos acentuada, o que tende a acelerar o retorno do investimento nas novas lojas. Essa visão tem sido compartilhada por vários investidores de entrada em uma nova cidade ou estado. Por interesse próprio, o contrato já tem sido feito com a contemplação de mais de uma unidade. É uma estratégia consolidada de crescimento. Antes, porém, é preciso a manutenção de um caixa positivo e, o mais breve possível, a melhora na economia do país”, afirma o executivo da rede.