O ano de 2015 entrará para a história da rede Água Doce - que oferece os melhores sabores do Brasil em mais de cem casas espalhadas pelo país. Será inaugurada a Universidade Corporativa Água Doce, com cursos presenciais, à distância e conteúdo online para que franqueados, gerentes, cozinheiros, barmen e garçons possam ter acesso a conteúdos exclusivos, voltados a cada área específica de atuação.
“Essa é uma importante ferramenta de reciclagem. Queremos ficar cada vez mais próximos do franqueado e capacitá-lo ainda mais. Assim, ele também será um multiplicador de nossa cultura e padrão de atendimento nas unidades franqueadas”, pondera o diretor de franquias, Julio Bertolucci.
O objetivo de tanto investimento em educação continuada é que a Água Doce acredita que, com isso, pode fidelizar cada vez mais os clientes que já frequentam os restaurantes e, assim, aumentar o tíquete médio de cada casa - mesmo se o número de clientes se mantiver estável. “Atrair novos clientes é mais difícil do que manter os que já temos e, como 2015 é um ano cuja perspectiva de crescimento econômico não é grande, cuidar dos clientes que temos é muito importante”, avalia o presidente da rede, Delfino Golfeto.
Balanço de 2014
Uma rede que cresceu, em 2014, mais de 9% em relação ao ano anterior, pode afirmar que conseguiu ‘driblar’ as adversidades do mercado. Até novembro, o faturamento chegou a R$ 140 milhões e, para 2015, a perspectiva é incrementar esse resultado em 15%, com a abertura de dez novas casas, além da inauguração da Universidade Corporativa. “Sabemos que regiões como o Norte e Nordeste, e estados como Goiás e Rio de Janeiro têm espaço para unidades novas da rede”, avalia Bertolucci.
O segredo da boa performance da Água Doce é, certamente, o cardápio – variadíssimo e delicioso – e também o atendimento que os clientes recebem em todas as casas da rede, espalhadas por diversos estados brasileiros. “O atendimento é um diferencial muito importante. Por isso, investimos cada vez mais em capacitação e treinamento, tanto para os franqueados quanto para a brigada”, afirma Delfino Golfeto, presidente da Água Doce.
A participação na Universidade Água Doce vai contar pontos no PEAD - Programa de Excelência da Água Doce. Lançado no ano passado tem como objetivo ampliar resultados operacionais, manter padrões de atendimento e, consequentemente, aumentar o faturamento de suas unidades franqueadas.
“O PEAD foi transformador. O franqueado é impulsionado a melhorar continuamente o padrão, aumentar o faturamento e o treinamento da brigada. É uma revolução na rede. Nenhum franqueado quer ficar de fora, todos querem ganhar. O PEAD rapidamente já se incorporou à cultura da Água Doce”, comemora Golfeto.
Isso não é inesperado para uma rede que, em 2013, foi eleita a melhor franqueadora do Brasil pela ABF e que, em 2014, recebeu reconhecimentos importantes como o Selo de Excelência da ABF – já que a honraria de melhor franqueadora só pode ser conquistada uma vez por cada rede.
2014 também foi o ano em que a rede ultrapassou a marca de cem unidades – são 104 atualmente – depois de abrir sete novas casas: Campinas Shopping (SP), Primavera do Leste (MT), Ribeirão Pires (SP), Rio Verde (GO), Naviraí (MS), Cianorte (PR) e Pato Branco (PR). Além disso, as unidades de Rondonópolis (MT) e Blumenau (SC) foram reinauguradas.
“Agora, para 2015, o desafio é continuar crescendo, mas sem se esquecer de perseguir um importante objetivo: permitir que os clientes continuem tendo bons momentos na Água Doce”, conclui Delfino Golfeto.