Eleita em 2013 a melhor franqueadora do Brasil pela ABF, a Água Doce – Sabores do Brasil, rede com mais de 100 restaurantes especializados na melhor comida brasileira, quer ampliar seus resultados operacionais, manter padrões de atendimento e, consequentemente, aumentar o faturamento de suas unidades franqueadas. Por isso, no início de outubro, durante a 20ª Confrágua – convenção que reuniu todos os franqueados para discutir os rumos futuros da rede –, foi lançado o Programa de Excelência da Água Doce (PEAD).
Na prática, o PEAD integrou indicadores que a franqueadora já monitorava antes. Por isso, já no anúncio de lançamento, foi possível premiar as dez franquias que conseguiram melhores resultados. “A franqueadora investiu em um programa sistematizado para motivar boas práticas, ou seja, a excelência de rede; e para diminuir os desvios de conduta de franqueados. Além disso, o Programa de Excelência permite que tanto a franqueadora como o franqueado tenham indicadores consistentes sobre seus negócios e assim, atuem de forma eficaz na melhoria de resultados”, explica Delfino Golfeto, presidente da Água Doce.
Como as casas são diferentes entre si, tanto em tamanho quanto em características geográficas, o PEAD não estimula a competição entre elas, mas, sim, compara indicadores de um mesmo restaurante em períodos pré-determinados de tempo (1º ou 2º semestre de um ano) em relação ao anterior. Com isso, os resultados são mais justos e refletem o que realmente importa: a melhoria de cada franquia.
Cada detalhe do PEAD foi pensado para que toda a rede atinja um nível de excelência. “O Programa de Excelência para a rede tem sido estudado e preparado desde o início do ano, mas o desejo da franqueadora em ter um programa como este é de longa data. A implantação do PEAD é, para a franqueadora, a realização de um sonho”, afirma Golfeto.
Conheça o PEAD
O Programa avalia 11 indicadores, entre qualitativos (que nem sempre podem ser avaliados em números) e quantitativos (que podem ser medidos pelo sistema), que têm pesos diferentes pré-definidos pela franqueadora.
Entre os quantitativos, que têm mais peso que os qualitativos, estão: faturamento total, tíquete médio, avaliação do Cliente Amigo (cliente oculto), nota do checklist da consultoria de campo, compra de produtos de fornecedores homologados, adimplência e contrato dentro do prazo e presença do franqueado em eventos do calendário oficial da rede. Os indicadores qualitativos são: gestão da equipe, marketing e vendas, postura do franqueado e relacionamento com a rede.
As avaliações são feitas continuamente, em ondas, comparando o desempenho de uma unidade no primeiro semestre de um ano ao mesmo período do ano anterior; o mesmo ocorre com o segundo semestre do ano.
Após a compilação das informações sobre todas as unidades franqueadas, cada uma é ordenada em um ranking da rede conforme sua pontuação, podendo variar de 0 a 100. Ao final da apuração de cada onda, a unidade receberá um relatório individual sobre seu desempenho. “Como a avaliação é contínua e o Programa poderá passar sempre por ajustes, a busca pela excelência também será contínua, um dever de todos os franqueados”, afirma Golfeto.
Primeiros vencedores
Para motivar os franqueados a se engajarem no PEAD, a Água Doce preparou um Sistema de Recompensas, amplo programa de premiação para os vencedores. “Além de receber um quadro com o selo de Excelência da Água Doce, os três primeiros colocados participarão da próxima convenção com suas despesas de hospedagem pagas pela franqueadora, além dos custos de viagem e hospedagem da consultoria de campo do ano seguinte. E o primeiro colocado poderá ter uma participação na Convenção da ABF – Associação Brasileira de Franchising, evento anual que reúne todas as franqueadoras do Brasil em alguns dias de workshops”, explica Júlio Bertolucci, Diretor de Expansão.
Durante a Confrágua, simultaneamente ao lançamento do PEAD, foram anunciadas as dez primeiras franquias que receberão o Selo do Programa de Excelência da Água Doce: Toledo (PR), Barretos (SP), Tupã (SP), Osasco (SP), Sumaré (SP), Jaú (SP), Paranavaí (PR), Criciúma (SC), Rio do Sul (SC) e Guarapuava (PR).
Cada uma delas recebeu o Selo do PEAD, um reconhecimento que será exposto a todos os clientes e colaboradores da brigada. “Com isso, a melhoria contínua no trabalho será estimulada e fará parte da rotina das franquias; e os clientes saberão que frequentam uma franquia Água Doce que atingiu a Excelência – objetivo principal do PEAD, que deve gerar novos e bons negócios, em um círculo virtuoso”, finaliza Bertolucci.