A rede Lig-Lig, com cerca de 40 lojas que comercializam pratos da culinária chinesa em salão ou pelo sistema de delivery, busca soluções simples, mas práticas, vivenciadas nas lojas próprias, para ajudar o franqueado na operação do dia a dia.
Uma delas, por exemplo, segundo o diretor executivo da rede, Marco Sanches, é a inclusão de novos pratos (salgados e doces) trimestralmente no cardápio, para garantir sempre uma novidade. "Um pedido dos nossos clientes, que buscam novidades", informa.
A figura do consultor de negócios, que é mais que um consultor de campo, também foi criada. "Este profissional marca presença junto ao franqueado e vai além do check list ou da simples supervisão", afirma Sanches. O consultor de negócios da Lig-Lig orienta o franqueado, auxiliando-o a estabelecer estratégias para melhorar os resultados e mostrando os caminhos possíveis para o sucesso. Ele quem fala sobre o mercado, monta um plano de ação e apresenta as diretrizes para que o franqueado consiga seguir suas orientações.
Além disso, a Lig-Lig estabeleceu parcerias com o Sebrae para orientar seus franqueados. A rede realiza treinamentos constantes e orienta sobre o comportamento do mercado.
Gestão
Em relação à estrutura interna, foram implantadas ferramentas de gestão mais eficientes, como o check list on-line - que permite controle geral do negócio - e o gerenciamento de estoque, insumos, gestão de pessoas e recursos e metas preestabelecidas. "Também são necessidades sentidas na ponta, porque a operação da loja e sua gestão precisam ser práticas. Nas lojas próprias, o pessoal pedia e o franqueador viu que isso seria bom para toda a rede", comenta Sanches.
Assim, operando lojas próprias, a Lig-Lig vê de perto como é o dia a dia do franqueado e consegue ajudá-lo em sua operação. Uma parceria que vai além do papel. "Operar lojas próprias é fundamental no nosso segmento. uma maneira de sentirmos o mercado, avaliarmos o que o consumidor sente e precisa e entender o franqueado também. Não deixamos de estar na ponta e testar, em nossas lojas, produtos e novidades para, depois, implantar nas redes. Nas lojas próprias que acontecem os treinamentos e se algo tem de dar errado, que dê primeiro na loja própria, para ser consertado antes de chegar à rede franqueada. Tem funcionado assim", finaliza Thomas Liu.