Publicitário, jovem, apaixonado por música e com uma ideia promissora em mente. Foi assim, que em 2011, Raphael Lanfredi deu início ao sonho de abrir o próprio negócio.
Morador de São José do Rio Preto, Lanfredi queria uma forma de levar bebidas a pequenas festas da cidade, para que o consumidor não precisasse sair de casa. Assim, comprou uma velha Kombi e começou a atender pedidos em sua região. A ideia deu muito certo e o serviço passou a ser conhecido, requisitado e conquistou um público fiel.
Em 2013, nasce então a Santo Bier e, o que era uma simples entrega de bebidas em festas no interior, tornou-se a primeira rede de drink trucks do Brasil. Atualmente, com apenas um ano de criação da marca, já são mais de 30 unidades vendidas em todo o país.
Hoje, a rede mantém parcerias com AmBev, Heineken e Brasil Kirin, fornecedoras das bebidas, e com a Renault, parceira nos veículos da marca, e oferece bebida, música, garçom e todo o serviço que um bar tradicional oferece, onde o cliente estiver.
Para Raphael, o sucesso da Santo Bier é uma prova que um modelo de negócios desenvolvido por jovens pode dar certo, apesar do mercado apresentar certa resistência para novos conceitos e novos empreendedores. “É preciso ter metas alcançáveis e caminhos claros para atingi-las. Ver os problemas como aprendizado e não pensar que as coisas só dão errado”, diz o empresário.
Em setembro, a Santo Bier recebeu dois Selos de Ouro, por empreendedorismo do ano e revelação do setor gastronômico, o que comprova que com disciplina e muito trabalho é possível ter sucesso com o próprio negócio. “Independente do tempo de estrada que uma pessoa tenha, é importante sempre lembrar que qualquer negócio precisa de novas visões e direcionamento. É preciso ouvir e aprender sempre!”, completa Raphael.
Além de se preocupar com a conveniência do consumidor, que recebe o produto sem sair de casa, a Santo Bier trabalha com a conscientização da Lei Seca, instruindo seus clientes a não saírem com automóveis caso precisem repor bebidas no decorrer de uma festa. Desta preocupação nasceu o slogan da marca “Se beber não dirija, ligue pro Santo”.
É característica dos jovens empreendedores brasileiros trabalharem questões sociais em seus negócios. O momento atual da sociedade evidencia essa necessidade, tanto pelas questões preocupantes do planeta, quanto pela forma de vida dos cidadãos, e com a Santo Bier não é diferente. A empresa premia os funcionários que utiliza transporte público, pega carona ou vai trabalhar de bicicleta, além de plantar uma árvore para cada franquia inaugurada.
A rede valoriza o crescimento sustentável, o plano de carreira e acredita nesses fatores como pontos fundamentais no sucesso da marca.
Quando perguntado sobre suas principais influências no mundo dos negócios, Raphael cita grandes empresários brasileiros: “Sem dúvida tive grandes exemplos. Admiro a trajetória profissional do Jorge Paulo Lemann e do Marcel Hermann Telles, que são intocáveis em suas áreas, muito porque suas gestões são abertas ao crescimento dos funcionários”, conta.
Para os novos empreendedores, Lanfredi, que está com 26 anos, diz que é preciso usar o preconceito que o mercado tem com os empreendedores jovens como combustível para se reinventar e buscar o reconhecimento. “É preciso estudar, aprender e inovar, sempre acreditando que é possível dar certo”, conclui.