A área alimentícia é considerada uma das mais consolidadas do franchising. Somente em 2013, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou R$ 23,9 bilhões no mercado nacional de franquias, o que representou crescimento de quase 17% em relação ao ano anterior. Todavia, para manter a forte expansão as redes têm inovado para criar programas que facilitem o gerenciamento de uma importante ferramenta: o estoque - ligado diretamente à qualidade e frescor dos alimentos.
Roberto Silvestrini, diretor de expansão da Temakeria Makis Place, rede de culinária japonesa com 120 unidades em operação no Brasil e nos Estados Unidos, explica que para facilitar a operação dos empreendedores, a rede criou o Programa Cozinha Central, que tem “o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade dos alimentos e evitar o desperdício de alimentos. Desta forma, o franqueado faz o pedido online do que irá precisar no dia seguinte e as cozinhas centrais da franqueadora (localizadas estrategicamente em diversas regiões) produzem apenas o que é solicitado e entregam para os estabelecimentos”.
A alternativa permite ao empreendedor reduzir custos, já que, além de evitar o desperdício de alimentos, amplia o espaço de sua unidade - que não precisará de uma cozinha no estabelecimento.
Segundo Silvestrini, após dois meses de operação, o franqueado já consegue estimar o consumo diário de sua unidade. “Como neste segmento não podemos acumular estoque, já que o frescor dos alimentos e a qualidade dos produtos precisa ser a melhor possível, esta política auxilia não apenas o franqueado, mas principalmente o meio ambiente”, conclui.
A Temakeria Makis Place é uma rede de culinária japonesa que conta com 120 unidades em operação no Brasil e nos Estados Unidos. Considerada a maior rede de restaurantes de sushi fora do Japão, a Makis Place possui mais de 100 opções de temakis de diferentes sabores e outras centenas de produtos orientais em seu cardápio.