O Seletti Culinária Saudável, rede de franquias número 1 em fast food saudável, faz sua quarta participação na Rio Franchising Business, que acontece entre os dias 25 e 27 de setembro, no Rio Centro, com o objetivo de reforçar sua marca no Rio de Janeiro e, claro, buscar novos parceiros para abertura de mais unidades no estado, que já conta com três operações em shoppings centers.
Com forte ascensão, de acordo com Léo Barros, gerente de expansão do Seletti, a expectativa é fechar três novos contratos com foco no Rio de Janeiro até o final deste ano. Para isso, a rede busca investidores que possam estar envolvidos no dia a dia da operação. “O importante é que o investidor se identifique com o conceito da marca, esteja antenado com questões relacionadas a saúde e bem-estar, acompanhe a rotina da loja e possa gerir bem a unidade”, avalia Barros, que recomenda, também, que haja um acompanhamento das ações para que tudo esteja sempre de acordo com o indicado pela franqueadora. Para viabilizar os investimentos de novos franqueados, Barros conta que o Seletti acaba de fechar uma importante parceria com o Banco do Brasil, que dispõem de uma linha de créditos exclusiva para franquias, o BB Franquias.
Além do foco em expansão, a participação na principal feira de franquias do Rio de Janeiro servirá como vitrine para o modelo compacto da marca, a Seletti Fit. Segundo o executivo, o objetivo é fazer com que o Seletti possa crescer além dos shoppings centers, como em postos de gasolina, academias de ginástica, supermercados, entre outros locais. Barros explica que montar uma operação compacta traz vantagens, como gestão, administração e operação mais simples, mão de obra reduzida, menu diferenciado e adaptado ao formato de negócio, além da questão do ponto comercial. “Nossa expectativa inicial é ter três unidades abertas em mercados estratégicos, como São Paulo e Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2015”, revela Barros, que completa: “A estratégia é escolher a dedo esses centros comerciais menores e conseguir, com o formato reduzido, uma capilaridade maior para exposição da marca e, automaticamente, facilitar a sedimentação do Seletti nesse mercado”. A franqueadora prevê, também para 2015, a estreia de outro modelo de operação: a loja de rua, que vai contar com serviço delivery e café da manhã.
Renata Cavellucci, gerente de marketing do Seletti, ressalta que a rede conta com diferenciais de destaque no mercado de alimentação saudável, especialmente quando se trata das praças de alimentação dos shoppings centers. “Somos pioneiros em oferecer refeições completas, sempre preparadas com ingredientes selecionados e frescos, temperos naturais, preparo livre de frituras e cardápio para livre escolha, porém sempre com indicações das combinações que podem formar o prato mais saudável. É super difícil ver esse tipo de proposta na maior parte dos shoppings do país”, avalia.
Além disso, o Seletti conta com a certificação da RG Nutri em todos os itens do cardápio o que garante a qualidade do que é oferecido. “Nós mostramos ao consumidor que é possível fazer uma refeição completa e balanceada, com um prato bem colorido e rico em nutrientes mesmo no shopping”, finaliza a executiva.
Expansão nacional
O plano global de crescimento do Seletti prevê chegar a 150 operações em todo o Brasil até o ano de 2019 de maneira sustentável. O planejamento tem como focos principais a consolidação e fortalecimento da rede no Sudeste, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, entrada no Sul do país e crescimento reforçado nos estados do Nordeste e Centro Oeste. Na mira, aparecem cidades como: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); cidades do interior de São Paulo, como São Carlos, São José dos Campos, Taubaté, Sorocaba, Ribeirão Preto e Campinas, além de Santos, no litoral; Rio de Janeiro (RJ); Vitória e Vila Velha (ES); Fortaleza (CE); Recife (PE); Natal (RN); Aracajú (SE); Maceió (AL); João Pessoa (PB); Salvador (BA); Teresina (PI); Brasília (DF); Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).
O projeto de crescimento é pautado pelas boas perspectivas de mercado. De acordo com um estudo feito pela Euromonitor, 2014 é marcado pela maior consciência dos consumidores quanto à importância da alimentação saudável. A preferência por uma refeição balanceada não está ligada apenas às estatísticas de obesidade e ao aumento da população com sobrepeso, mas ao fato de que uma alimentação mais saudável pode estender a expectativa de vida e melhorar a qualidade do dia a dia. Esse hábito, cada vez mais cristalizado, vem se refletindo no ambiente de negócios. De acordo com as previsões, a venda de produtos com redução de sal, açúcar e gorduras deve crescer 6,9% na América Latina, assim como produtos sem glúten e lactose. “Esses relatórios endossam o conceito da nossa operação e mostram que, de fato, a alimentação saudável vem se tornando essencial à vida dos brasileiros. No Rio de Janeiro, por exemplo, as pessoas têm uma grande preocupação com o corpo, por conta da localização litorânea da capital”, finaliza Cavellucci, que acredita que a tendência virou realidade e está se consolidando com muita rapidez.