O Grupo Trigo, das marcas Spoleto, Domino’s Pizza e Koni, foca em novas lojas em aeroportos privatizados como parte do plano de expansão da marca. Recentemente, foi fechada a abertura de uma megaloja compartilhada das três marcas no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com investimento estimado em 1,3 milhão de reais e previsão de abertura para o próximo ano.
Abrir uma franquia em um aeroporto demanda um custo de ocupação mais alto, como nas lojas de shopping. Mas, há um fluxo constante e cativo. “Além de ser um lugar de alto fluxo, é um local que funciona como vitrine para expor as nossas marcas”, explica Antonio Moreira Leite, presidente do Trigo Franchising. Uma das principais vantagens que a empresa encontrou neste espaço é mostrar as marcas aos turistas estrangeiros, pensando em uma possível expansão internacional.
O modelo store in store, que reúne duas ou três marcas do grupo em uma mesma loja, é uma das estratégias utilizadas para a expansão. A diversificação no mix de produtos permite atender consumidores no almoço, lanche ou jantar. “O modelo minimiza o risco e, na prática, as marcas se complementam no dia-a-dia”, afirma Leite.
Oferecer um cardápio de café da manhã, por exemplo, também é uma alternativa que está sendo testada no Aeroporto de Brasília. Para abrir um restaurante do grupo, o investimento inicial é de 450 mil reais por marca.
No caso de uma store in store, começa em 1,2 milhão de reais. O prazo de retorno é estimado em 36 meses e a taxa de franquia custa a partir de 60 mil reais.
Segundo Leite, os atuais franqueados da marca terão oportunidade de investir nos aeroportos, mas a iniciativa não é uma exclusividade e a empresa não descarta a entrada de novos franqueados. Ter experiência no setor de alimentação é um dos pré-requisitos para adquirir uma franquia.
Hoje, o grupo tem 510 lojas, sendo 11 abertas em aeroportos brasileiros e mais sete até o final do ano. De acordo com Leite, esta será uma das principais estratégias para 2015. Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Confins, em Minas Gerais, e Recife, em Pernambuco, são algumas localidades que terão novos restaurantes das marcas.
Fonte: Exame.com