Há sete anos no mercado de gastronomia, fundado no ano de 2007, o Seletti Culinária Saudável é considerado pioneiro em alimentação saudável no Brasil. A criação da marca foi motivada pelo crescente entendimento do consumidor sobre o conceito de saudabilidade e consequente aumento pela procura de produtos que se enquadrem neste conceito. O público original do restaurante de culinária saudável é exigente, antenado e preocupado com o bem-estar e o Seletti se tornou rapidamente parte do hábito de alimentação saudável deste público.
O gerente de Expansão do Seletti Culinária Saudável, Léo Barros, é o entrevistado de hoje no Portal Sua Franquia:
1. O hábito da alimentação saudável está ganhando espaço. Quais as expectativas para esse segmento?
O mercado de bem-estar e saúde têm se mostrado bastante interessante nos últimos anos. Trata-se de um mercado que vem crescendo. Recentemente, a Euromonitor divulgou um estudo intitulado “As dez tendências globais de consumo para 2014”. O ano, de acordo com o relatório, será marcado pela maior consciência dos consumidores quanto à importância da alimentação saudável. A preferência por uma refeição balanceada não está ligada apenas às estatísticas de obesidade e ao aumento da população com sobrepeso, mas ao fato de que uma alimentação mais saudável pode estender a expectativa de vida e melhorar a qualidade do dia a dia. Esse hábito, cada vez mais cristalizado, vem se refletindo no ambiente de negócios. De acordo com as previsões, a venda de produtos com redução de sal, açúcar e gorduras devem crescer 6,9% na América Latina, assim como produtos sem glúten e lactose. O Brasil Foods Trends 2020, por exemplo, identificou as exigências e tendências dos consumidores mundiais de alimentos, que foram agrupados em categorias. Falando em franchising especificamente, o segmento de alimentação, um dos mais expressivos e consolidados do universo das franquias, cresceu 16,6% em 2013 e vem apresentando taxas de crescimento acentuado todos os anos.
Nosso público, inicialmente, era formado – na maior parte - por mulheres ligadas às tendências de saúde, preocupadas com o bem-estar e o equilíbrio da alimentação. Eram pessoas que já tinham uma vida mais regrada e que buscavam a saúde, o bem-estar e um corpo legal. Porém, estamos vendo que com o tempo e disseminação das informações, as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o que faz bem e o que não é legal. Percebemos que o público masculino vem “adquirindo” esse hábito e criando preferência por esse tipo de alimentação mais saudável. O que quero dizer é que o que aparecia como tendência há alguns anos hoje já está se transformando em hábito.
2. Como o Seletti foi criado?
O Seletti Culinária Saudável iniciou suas atividades em 2007 por iniciativa de Luis Felipe Campos e Bia Campos, que vinham, respectivamente, do mercado de alimentação e de bem-estar, e encontraram uma lacuna nas praças de alimentação dos shoppings centers do país. A marca tornou-se uma rede de franquias em 2010.
3. Quando e por que vocês decidiram franquear a marca?
O Seletti deu início a expansão da marca no segmento de franchising em 2010 e decidimos franquear porque seria possível expandir e sedimentar a marca para todo o Brasil através deste sistema, além de facilitar a gestão.
4. Quantas unidades a rede possui e quais os planos de expansão?
Hoje são 32 unidades em operação em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Recife/PE e Belo Horizonte/MG. Todas as unidades estão localizadas em shoppings centers. Para 2014 a expectativa é finalizar o ano com mais 17 lojas, entre contratadas e em atividades, totalizando 50 operações. E planejamos chegar a 150 unidades até 2017, com uma loja instalada em cada capital do país.
5. Vocês lançarão mais dois modelos de operação. Quais são eles?
Sim. Temos dois modelos em teste, que devem começar a ser comercializados como franquia em 2015. O primeiro modelo é o de loja compacta, o Seletti Fit, que terá operação com mix de produtos reduzido, com investimento um pouco menor e instalação prevista para ambientes como academias, supermercados, postos de gasolina, Centros Comerciais e de Serviços, etc. O segundo modelo é o de lojas de rua, onde teremos um salão para que os clientes façam suas refeições e um cardápio mais elaborado, inclusive com café da manhã, que é um horário do dia que vem ganhando cada vez mais volume, uma vez que as pessoas já estão se acostumando a fazer a primeira refeição do dia fora de casa.
6. Qual é o perfil do franqueado que a rede busca?
O Seletti procura investidores que possam estar envolvidos no dia a dia da operação da loja. O importante é que, caso não tenha experiência com esse mercado, tenha alguém de confiança, bastante experiente para acompanhar a rotina da loja e gerir bem a unidade. Neste caso, recomendamos que haja um bom acompanhamento das ações, para que tudo esteja sempre de acordo com o indicado pela franqueadora, e, ainda, que o investidor se identifique com o conceito da marca e esteja antenado com questões relacionadas à saúde e bem-estar. É importante também que o interessado faça uma avaliação de sua vida financeira antes de realmente entrar no negócio e que trace metas para desenvolvimento de mercado. Vale frisar que oferecemos suporte em uma série de áreas, desde treinamento à equipe, passando por marketing, jurídico, até seleção de ponto comercial. Há consultoria para todas as ações, mas é preciso que o franqueado coloque a mão na massa para desenvolver sua clientela.